► Apresentação

A elaboração do Atlas Ambiental, realizada por meio de parceria entre a Prefeitura de Itanhaém e  o  IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, abrangeu a compilação dos produtos cartográficos e de  informações  ambientais disponíveis referentes ao Município. Além disso, foram  obtidos  dados  primários sobre a cobertura vegetal nativa numa  faixa  territorial  que  chamamos  de  área  urbanizada expandida, na qual a vegetação  encontra-se  mais  pressionada  pelo  interesse de ocupação. 

Os resultados obtidos são apresentados nesta primeira versão do Atlas Ambiental de Itanhaém, trabalho que deverá ser atualizado periodicamente,  de  acordo  com  a  dinâmica do Município. Nessas futuras atualizações pretendemos  contar  com  a  colaboração de órgãos públicos federais, estaduais e municipais, além de escolas, organizações não governamentais, pesquisadores, moradores  e  turistas;  enfim, todos que possam contribuir com dados/informações que permitam  a  melhoria  contínua de nosso conhecimento sobre Itanhaém.

Esperamos com isso subsidiar de forma consistente a tomada de decisões, tanto do poder público como da iniciativa privada e do terceiro setor, numa perspectiva clara de desenvolvimento sustentável.

Agradeço pessoalmente àqueles que sonharam com a realização desse trabalho e à equipe da Secretaria e todos que colaboraram e se dedicaram à sua elaboração.

 
 
Avenida Washington Luiz, 75 - Centro - CEP 11740-000
Telefone: (13) 3421-1600
E-mail: [email protected]
Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente