Página Inicial

Fale Conosco   Instagram Twitter Facebook Flickr You Tube RSS Feed   Holerite Consultar Informe de Rendimentos Consulta Empréstimo Consignado Webmail

Terça-feira, 27 de dezembro de 2011

ENTRETENIMENTO – Atividade econômica importante na Cidade, a pesca também é uma ótima opção de entretenimento e esporte

Pescadores encontram em Itanhaém excelentes locais para a atividade
Por Secretaria de Governo / Departamento de Comunicação Social

Para quem não gosta de muita agitação ou mesmo quer uma alternativa além das praias, uma ótima opção de lazer e esporte é a pesca. Em Itanhaém, há um roteiro específico e vários pontos onde se pode praticar a atividade. Além do entretenimento, também é um meio econômico importante no Município.

A Praia dos Pescadores e o Píer do Guaraú são os dois principais pontos pesqueiros da Cidade. No primeiro local, a pesca é atividade profissional de muitas famílias itanhaenses. Já o Píer também é uma atração turística, esportiva e de lazer, onde podem ser encontradas espécies de peixes tanto de águas doces quanto salgadas, graças ao encontro das águas do Rio Preto com o Rio Branco, que formam o Rio Itanhaém.

Pela quantidade de locais e pela tradicional relação de Itanhaém com a pesca, a Prefeitura criou, em 2009, um roteiro turístico e profissional próprio: o “Roteiro do Pescador”. O objetivo é proporcionar melhores condições de trabalho aos pescadores da Cidade e criar um ponto turístico diferenciado. Nele estão englobados o Cais do Guaraú, a Praça do Pescado, a Alameda Emídio de Souza e a Praia da Saudade.

Conheça os principais pontos de pesca em Itanhaém:

Praia dos Pescadores – O local, que fica entre a Praia do Sonho e o Morro do Sapucaitava, tem intensa atividade pesqueira em seus cerca de 600 metros de extensão. A pesca na praia ganhou notoriedade nacional com a primeira versão da telenovela "Mulheres de Areia", grande sucesso nos anos 70, onde uma família de pescadores fazia parte do núcleo da trama.

Cais do Guaraú – Local de lazer e diversão para todas as idades, com playgrounds, parquinho, jardins e boxes para a venda do pescado. O Cais do Guaraú conta com toda a estrutura para fazer do espaço um local para a prática pesqueira e para o entretenimento.
Endereço: Rua José Izídio da Silva s/n°, Jd. Ivoty.

Alameda Emídio de Souza – Faz parte do Cais do Guaraú, localizada ao lado da ponte sobre o Rio Itanhaém. É o principal ponto de pesca amadora da Cidade, com plataforma de aproximadamente 180 metros, onde podem ser encontradas diversas espécies de peixes, tanto de águas doces quanto salgadas, graças ao encontro das águas do Rio Preto com o Rio Branco, que formam o Rio Itanhaém. É ideal para quem deseja curtir uma tarde de lazer num dos mais belos locais do Município, com visualização da Boca da Barra. Outra opção no local é o passeio de barco. A alameda recebe o nome de um dos ilustres pintores nascidos em Itanhaém.

Praça do Pescado – O espaço conta com 30 boxes, além de sala administrativa, de reunião, e outra reservada para a máquina de gelo. Remodelada em 2008, a Praça do Pescado substituiu antigas barracas situadas no local. Na praça, os visitantes podem desfrutar de uma boa estrutura que conta com jardins, bancos, banheiros, espelhos d’águas e podem comprar peixes e frutos do mar frescos.

Endereço: Rua João Farah (entre a Praia do Sonho e Praia dos Pescadores).

Praia da Saudade – Seu nome está ligado a bucolidade do local, deserto e sossegado, com águas calmas. É localizada aos pés do Morro do Sapucaitava. Os pescadores amadores costumam ficar nesta praia e na Pedra do Carioca.

Ilha das Cabras (Praia dos Pescadores) – Pequena ilha localizada em frente à Praia dos Pescadores, cujo acesso é possível quando das marés baixas. Apropriado para pesca, no local são encontrados ouriços do mar e uma grande quantidade de mariscos de ótimo tamanho. Durante o trajeto de acesso à ilha, golfinhos e peixes-voadores oferecem espetáculo à parte.

Boletim Oficial
Boletim Oficial do Município
Baixar Wallpaper
Newsletter