Página Inicial

Fale Conosco   Instagram Twitter Facebook Flickr You Tube RSS Feed   Holerite Consultar Informe de Rendimentos Consulta Empréstimo Consignado Webmail

Terça-feira, 03 de janeiro 2012

EMPREENDIMENTO – O consórcio SPMar manifestou interesse em executar a construção da rodovia que ligará o Rodoanel Mario Covas Junior ao Litoral Sul

Empresa apresenta proposta para construção da ‘Nova Imigrantes’ em Itanhaém
Por Secretaria de Governo / Departamento de Comunicação Social

A empresa Contern Construções e Comércio Ltda manifestou interesse em executar a construção, manutenção e operação da rodovia que ligará o Rodoanel Mario Covas Junior, na cidade de São Paulo, a Itanhaém. Por meio da empresa, o consórcio informou ao governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, que estudos serão desenvolvidos nos próximos meses.

O projeto é uma alternativa para o congestionado trânsito do Sistema Anchieta-Imigrantes. Embora não haja ainda a definição de traçado da nova via, a capital paulista e Itanhaém estão separadas por apenas 15 km. Já pela rodovia Imigrantes a distância entre São Paulo e a Baixada Santista é de cerca de 70 Km.

Com a construção da ‘Nova Imigrantes’, a viagem do Rodoanel até Itanhaém deve durar em torno de meia hora – quase um terço do tempo da duração na atualidade. Além do Rodoanel, mais uma alternativa estudada pelo Governo do Estado de São Paulo é ligar Itanhaém pela Fazenda Araraú – que leva ao trevo do Balneário Gaivota, passando pelo chamado Vale do Rio Preto – e Parelheiros, no extremo sul de São Paulo.

A Secretaria de Estado de Logística e Transportes está fazendo estudos sobre a ligação e vai analisar propostas da iniciativa privada, como a do consórcio SPMar, mas não fixou prazo para concluir os estudos. O Governo Estadual avalia incluir a obra em uma concessão abrangendo a maior parte da rodovia Padre Manoel da Nóbrega (SP-55), de Mongaguá a Régis Bittencourt (BR 116). Cálculos iniciais apontam para um investimento de R$ 648 milhões.

O prefeito de Itanhaém, João Carlos Forssell, defende a criação da ‘Nova Imigrantes’ como a melhor solução para toda a Região Metropolitana da Baixada Santista. "O problema do congestionamento durante a temporada de verão na Região já é crônico. Uma nova via em Itanhaém aliviará muito o trânsito de Praia Grande para o Litoral Sul. Isso facilita o tráfego em Santos, Guarujá e São Vicente, na medida em que teríamos uma nova alternativa mais ao Sul. Além disso, estaríamos a 30 minutos de São Paulo. São 12 Km de serra e praticamente já se está dentro da Capital".

PETROBRAS – A reivindicação atende ainda entidades empresarias, o turismo e a Petrobras, que tem em Itanhaém um ponto estratégico na exploração do pré-sal. O objetivo é resolver gargalos que possam atrapalhar o “boom” econômico que se espera com a exploração da Bacia de Santos. A expectativa é que até 2025 sejam injetados R$ 209 bilhões na região metropolitana da Baixada Santista.

"’A ‘Nova Imigrantes’ vai servir para acompanhar o desenvolvimento da região em virtude do pré-sal. Dez novas plataformas da Petrobrás estão previstas para serem instaladas no Litoral Paulista nos próximos cinco anos, ampliando a demanda por meios de transporte rápidos", afirma o secretário de Governo de Itanhaém, Silvio Lousada.

PROJETO ANTIGO – A rodovia ligando Itanhaém a cidade de São Paulo é uma reivindicação histórica do Litoral Sul. Em 1997, o então governador Mário Covas sancionou a lei nº 9.851, que autorizava a abertura do processo licitatório para construção e exploração da ‘Rodovia Parelheiros-Itanhaém’. Mas, desde então, o projeto nunca havia saído do papel.

Boletim Oficial
Boletim Oficial do Município
Baixar Wallpaper
Newsletter