Página Inicial

Fale Conosco   Instagram Twitter Facebook Flickr You Tube RSS Feed   Holerite Consultar Informe de Rendimentos Consulta Empréstimo Consignado Webmail

Sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

SÉTIMA ARTE – Os clássicos da Disney “Os Três Mosqueteiros” e “A Bela e a Fera” foram alguns dos filmes exibidos aos alunos dos projetos educacionais

Projeto leva crianças pela primeira vez ao cinema
Por Secretaria de Governo / Departamento de Comunicação Social

Olhos reluzentes e atenciosos não escondem a ansiedade ao apagar das luzes na estreia do cinema itinerante instalado nos dias 26 e 27 de janeiro, na Praça Narciso de Andrade, no Centro Histórico. A cada lance de cena do projeto ‘Cinema para Todos’, os pequenos espectadores se encantam com os diferentes ingredientes que compõem essa receita capaz de atrair a atenção de crianças e adultos.

Os clássicos da Disney “Os Três Mosqueteiros” e “A Bela e a Fera” foram alguns dos filmes exibidos aos alunos dos projetos educacionais ‘Cambucá’, ‘Casa da Criança’, ‘Flores da Mata’ e o abrigo ‘Conviver e Aprender’. Aproximadamente 140 crianças e adolescentes, divididos entre o período da manhã e tarde, foram à sala de cinema.

Para muitos, essa é a primeira oportunidade de ir ao cinema. Flexível e com regulagem na poltrona de 92 assentos, os irmãos Breno Domingos dos Santos, de 13 anos, e Amanda Domingos dos Santos, de 8 anos, conhecem pela primeira vez a magia do cinema e se divertem ao assistir a animação. “Sempre tive vontade de ir. Não imaginava ser tão grande e diferente. Recebemos pipoca e refrigerante ao final da sessão”, disse Breno.

Gratuitamente oferecido ao público de todas as idades, ‘Cinema Para Todos’ exibiu seis sessões diárias de filmes nacionais, estrangeiros, documentários, ficções e animações. O cinema itinerante leva toda a magia da sétima arte em uma carreta com estrutura de cinema tradicional, incluindo ar-condicionado, snack bar com pipoca e refrigerante, além de imagem e som digitais.

“É apenas o começo”, afirma o aluno Pedro Antonio Gonzalez, de 7 anos, do projeto ‘Flores da Mata’, ao contar sua segunda experiência no cinema. “Há alguns anos fui com o programa ‘Escola Vai ao Cinema’, e lá conheci a magia de assistir ao filme dentro da sala. Já vinha contando aos meus amigos como era o cinema. Assim que tiver outra oportunidade venho novamente”.

O pequeno Pablo Michel, de 5 anos, do ‘Flores da Mata’, mesmo com pouca idade não hesitou em fazer perguntas e se sentou próximo a tela. A cada mudança de cena, o menino era distraído com detalhes existente no espaço. “É minha primeira vez no cinema. As poltronas são gostosas e o filme foi muito legal. Vou contar a minha mãe tudo o que conheci e vi”. Mal termina a sessão e o garoto pergunta por outra “Acabou? Queria mais”.

O ‘Cinema Para Todos’ conta com apoio da Prefeitura de Itanhaém, Usiminas, Shell, Man, portal Terra e Burti HD. Até 4 de fevereiro o projeto percorrerá Guarujá, Cubatão e São Vicente.

DADOS – Atualmente, o Brasil conta com pouco mais de duas mil salas de cinema, a maioria concentrada nos grandes centros e dentro de complexos de compra. Comparando com os Estados Unidos, que possui mais de 39 mil salas, o País, hoje a sexta economia do mundo, ainda não tem uma estrutura cinematográfica capaz de fomentar a formação de público.

Boletim Oficial
Boletim Oficial do Município
Baixar Wallpaper
Newsletter