Página Inicial

Fale Conosco   Instagram Twitter Facebook Flickr You Tube RSS Feed   Holerite Consultar Informe de Rendimentos Consulta Empréstimo Consignado Webmail

Quarta-feira, 06 de junho de 2012

OBRAS – O projeto contempla a urbanização de ruas dos Jardins Nossa Senhora do Sion, Suarão, Magalhães, Balneário Waldemar Magalhães e Vila Nova Itanhaém

Acordo entre Prefeitura e Caixa Econômica pavimentará 52 ruas da região do Sion
Por Secretaria de Governo / Departamento de Comunicação Social

O contrato de financiamento firmado entre a Caixa e a Prefeitura é no valor de R$ 16.941.093,00

No maior contrato já assinado pela Prefeitura de Itanhaém, milhares de pessoas serão beneficiadas com as obras que serão realizadas após o acordo firmado nesta quarta-feira (6) entre o prefeito João Carlos Forssell e a Caixa Econômica Federal. O contrato de financiamento, no valor de R$ 16.941.093,00, contempla a urbanização de 52 ruas do Jardim Nossa Senhora do Sion, Jardim Suarão, Jardim Magalhães, Balneário Waldemar Magalhães e Vila Nova Itanhaém.

Confira as fotos

“Hoje é uma data histórica para Itanhaém. Um contrato como este na ordem de quase R$ 17 milhões não é fácil para nenhuma cidade. Isto é uma grande conquista e prova da transparência da Administração Municipal porque este financiamento somente é conquistado se a Prefeitura estiver com o nome limpo, com nada que desabone o Governo”, destacou Forssell durante a cerimônia de assinatura do contrato.

O chefe do executivo destacou ainda que a região do Sion vai ser muito valorizada após a realização das obras. “Indiretamente vai beneficiar mais de 35 mil moradores com a pavimentação. São bairros que vem sofrendo há muitos anos com a falta de estrutura, mas agora será valorizada e terá desenvolvimento e geração de emprego. Além disso, as obras irão diminuir os custos que a Prefeitura tem com a manutenção das ruas em decorrência das chuvas”.

A secretária municipal de Obras e Desenvolvimento Urbano, Cristina Toledo, destaca que esta conquista é uma mostra da transparência da Administração Pública e da eficiência da equipe de Obras. "Para realizar um contrato de financiamento como este, além da apresentação de um bom projeto, é necessário que Prefeitura também esteja com os impostos e as contas em dia", destacou a secretária.

O presidente da Associação dos Moradores do Jardim Magalhães, Joaquim Anastácio de Souza, morador da região há 12 anos, esteve presente ao evento e afirmou que os moradores estão felizes o anúncio do investimento. “O projeto é ótimo. Todos os moradores estão felizes com isso, pois estávamos lutando há muitos anos para que tivesse pavimentação na região. A Prefeitura já estava fazendo obras por lá com convênios com o Governo Estadual e agora todas as ruas da região serão urbanizadas”, comemorou o morador.

Na cerimônia de assinatura do convênio estiveram presentes o superintendente regional da Caixa, José Paulo Gomes de Amorim; o gerente regional do segmento de governos da Caixa, Maurício Luis Franco; do presidente da Câmara Municipal, Marco Aurélio Gomes; os vereadores Alexandre da Regional, Cícero Kakulé, Flávio Abbasi, João Rossmann, Milton Gordo, Rogélio Salceda e Valdir do Açougue; e secretários municipais.

OBRAS – O volume de obras previsto no projeto, que vai para licitação pública, é grande (veja relação de ruas abaixo). Serão pavimentadas com lajotas de concreto 156.026,82 m² de ruas e avenidas. As vias ganharão ainda 13.508,84 m de galerias de águas pluviais e 117.724,16 m² de calçadas, além de guias, sarjetas e sarjetões. Toda a região também receberá nova sinalização viária.

O acordo faz parte do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal. Pelo convênio, a Caixa irá financiar R$ 15.761.993,00 e a Prefeitura de Itanhaém entrará com R$ 1.179.100,00 de contrapartida. O financiamento será pago em 240 meses, com 30 meses de carência e previsão de obra de 24 meses.

Os recursos são provenientes do Programa de Infraestrutura de Transporte Coletivo Urbano – Setor Público – Pavimentação e Qualificação de Vias Urbanas, gerido pelo Ministério das Cidades, no âmbito da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II).

O secretário-adjunto de Obras e Desenvolvimento Urbano, José Luiz de Almeida Spinelli, esclarece que algumas das ruas da região já foram contempladas em convênios com o Governo Estadual. A Administração Municipal ainda irá incluir no projeto vias de outros bairros que ainda serão definidos e enviados para a Licitação.

Confira as ruas contempladas com o acordo da Caixa Econômica Federal:

Travessas da Avenida Cabuçu
Rua Padre João B. de Carvalho
Rua Padre Roberto Saboya
Rua Monsenhor Vicente Zione
Rua Padre Ditino Della Parte
Rua Henri Colson
Rua São Paulo
Rua São José
Rua Durval Muylaert
Rua Dr. Ariovaldo Vianna
Rua Padre Leopoldo Bretano