Página Inicial

Fale Conosco   Instagram Twitter Facebook Flickr You Tube RSS Feed   Holerite Consultar Informe de Rendimentos Consulta Empréstimo Consignado Webmail

Sexta-feira, 11 de maio de 2012

FOMENTAR A LEITURA – No cronograma da unidade está inserido atividades como, ‘Roda de Leitura’, ‘Dramatização de Histórias’, ‘Exposição de Livros’, ‘Varal Literário’ entre outras

‘Baú de Histórias’ leva magia e aventura para dentro da E.M Célia Marina
Por Secretaria de Governo / Departamento de Comunicação Social

Alunos se reúnem na unidade para participar de atividades de incentivo à leitura

Chegar à escola e encontrar um baú repleto de magia e aventura com ações que permitam ao aluno adentrar no mundo da imaginação sem sequer sair da sala. Isso é o que está acontecendo na E.M Célia Marina Dal Pozzo Borges que desde o mês de abril desenvolve por meio do projeto ‘Baú de Histórias’ atividades de incentivo à leitura.

Confira as fotos

Itinerante, o projeto está beneficiando alunos das escolas municipais e desde o ano passado circula pelas unidades para formar novos leitores. São mais de 70 títulos de diferentes autores da literatura infanto-juvenil, direcionados a estudantes do 5º ano a 8ª série.

Cada professor trabalha uma dinâmica diferenciada, mas com o mesmo foco, despertar no aluno o hábito pela leitura. O baú desembarca no imaginário da criança e é responsável por levar até ela histórias narradas de maneira lúdica e com intensas participações de personagens.

Para iniciar as atividades na unidade, a professora de Língua Portuguesa e Inglesa, FrancianeJulie Schreiner reuniu os alunos para a abertura oficial do baú. Caracterizada, a educadora utilizou de artifícios simples como, enfeites, roupas e uma tenda que deu todo um clima místico à história. “A intenção é fazer que a leitura seja concentrada na unidade”, conta. Ela ainda acrescenta: “Vamos fazer com que o aluno sempre esteja em contato com o livro”.

Os alunos foram surpreendidos com o livro ‘Contos Árabes para Jovens de todos os Lugares’ da autora Maria Luísa Soriano Martins, que mostrou uma história cheia de fantasia. Na contação, a professora exibiu algumas novidades para prender a atenção.  “Pequei uma roupa diferente e abordei uma história que brinca com a imaginação dos estudantes”.

A programação está inserida no cotidiano dos alunos de 5º ano a 8ª série com atividades como, ‘Roda de Leitura’, ‘Dramatização de Histórias’, ‘Oficinas de Artes – confecção de elementos da narrativa’, ‘Exposição de Livros’, ‘Varal Literário’ entre outras. Com a utilização do baú, os professores da unidade estarão envolvidos com ação até o término do projeto na escola.

BAÚ DE HISTÓRIAS –. A escola que se interessar em ter o ‘Baú de Histórias’, poderá entrar em contato com a coordenadora de Projetos de Incentivo à Leitura de Itanhaém, Chrystina Magalhães pelo telefone: 3421-1700 (1827).

INÍCIO - O projeto ‘Baú de Histórias’ nasceu da necessidade de implementar técnicas de contação de histórias. A atividade teve suporte teórico da bibliotecária Maraléia Menezes, capacitada pelo Projeto Entre na Roda – uma parceria entre a Fundação Volkswagen e a Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.

O baú pertence à Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim e para difundir a literatura e promover a contação de histórias dentro do ambiente escolar, o Departamento de Educação criou uma parceria com o Departamento de Cultura.

Boletim Oficial
Boletim Oficial do Município
Baixar Wallpaper
Newsletter