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Quarta-feira, 10 de outubro de 2012

QUALIDADE – Especialistas da USP ressaltaram os índices positivos do Ideb, cuja política educacional foi baseada nas metas de aprendizagem e no uso de apostilas

Itanhaém é destaque no II Congresso Nacional de Avaliação em Educação
Por Secretaria de Governo / Departamento de Comunicação Social
comunicacao@itanhaem.sp.gov.br
 
Os bons resultados do IDEB foram baseados no estabelecimento de metas e no uso de apostilas pedagógicas  

O programa educacional implantado pela Secretaria de Educação de Itanhaém foi destaque no estudo apresentado por doutores da Universidade de São Paulo (USP) durante o II Congresso Nacional de Avaliação em Educação – Avaliação Externa e Gestão Educacional, realizado em setembro, no campus da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) de Bauru.

Confira as fotos da Educação

Os professores doutores Ocimar Munhoz Alavarse (Feusp/Gepave) e Cristiane Machado (Univás/Gepave) apresentaram um estudo com o tema Impacto e Desafios da Avaliação Externa para as Redes e Escolas com uma pesquisa nacional baseada nos melhores resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) obtidos no ensino fundamental.

O foco da pesquisa analisou os fatores da política educacional que explicam os resultados obtidos pelos municípios. Foram destacados elementos das avaliações externas que evidenciaram a sua articulação com a valorização da qualidade de ensino em diferentes concepções.

Em Itanhaém, a partir de 2005, foi realizada uma avaliação externa quando teve início a atual gestão da Secretaria Municipal de Educação. O acompanhamento é realizado por meio de metas de aprendizagem e do uso de sistema apostilado nas escolas. Para isso, a cada três meses a Secretaria de Educação avalia a aprendizagem nas escolas e há visitas constantes da equipe composta por supervisores e assessores pedagógicos às escolas.

O resultado desse trabalho pôde ser constatado com a divulgação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Em 2007, a média obtida foi de 4,9, superando a meta pré-estabelecida pelo Governo Federal, assim como em 2009, quando este índice atingiu a marca de 5,4. A taxa de aprovação do ensino fundamental em 2005 foi de 91,8; em 2007, 92,4 e em 2009, 94,1, confirmando a tendência de evolução positiva no Município.

UNIÃO - Para os educadores, um dos pontos positivos da avaliação foi o envolvimento de outros segmentos na participação do processo de avaliação: profissionais lotados nas secretarias de educação, gestores escolares, professores, pais e alunos. “Apoiando-se no desenvolvimento do processo coletivo de ação-reflexão-ação, inserindo atores que tradicionalmente ocupam papel de objeto e não sujeito da avaliação externa”.

Itanhaém também se destacou nos indicadores de aprovação e proficiência em matemática e língua portuguesa na Prova Brasil. Conforme quadro abaixo, que evidencia a evolução da qualidade do ensino:

2005 2007 2009
M LP M LP M LP
185,80 173,60 206,24 186,45 223,40 194,86
   
 
 
   
   
 
 
   
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