Página Inicial

Fale Conosco   Instagram Twitter Facebook Flickr You Tube RSS Feed   Holerite Consultar Informe de Rendimentos Consulta Empréstimo Consignado Webmail

Segunda-feira, 08 de outubro de 2012

TRANSPORTE AÉREO O complexo aeroviário ganhará também uma nova seção de combate a incêndio

Petrobras inicia a ampliação do terminal de passageiros do Aeroporto de Itanhaém
Por Secretaria de Governo / Departamento de Comunicação Social

Além da Petrobrás, o Aeroporto vem recebendo do Governo Estadual um investimento de R$ 9,1 milhões para obras na pista, acessos e pátio de aeronaves

A Petrobras deu início à obra de ampliação do terminal de passageiros do Aeroporto Estadual Antônio Ribeiro Nogueira Júnior, em Itanhaém. A estatal já havia anunciado a disposição de dotar o terminal de passageiros com capacidade para até 400 pessoas. Para isso, acertou o aluguel de área contígua ao aeródromo, onde está sendo executada a obra.

Confira as fotos

O investimento da Petrobras consolida o potencial do Aeroporto, que também está recebendo obras por parte do Governo do Estado. Foi aberta a licitação para a construção de uma nova seção de combate contra incêndios no complexo aeroviário, orçado em cerca de R$ 1,5 milhão, por intermédio do Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp), que classifica o aeroporto itanhaense como o sétimo mais movimentado do Estado.

Atualmente, também está em andamento a obra de construção da pista de rolamento e acessos, ampliação do pátio de aeronaves e regularização do greide de faixa de pista e pouso e decolagem.

Dados do Daesp referentes ao período de janeiro a agosto de 2012 colocam o Aeroporto Estadual Antonio Ribeiro Nogueira Jr., de Itanhaém, na sétima colocação do ranking dos mais movimentados do Estado, entre os que estão sob o controle do órgão. Foram registrados 16.044 pousos e decolagens no complexo, além de 12.375 passageiros.

O Aeroporto de Itanhaém vem recebendo do Governo do Estado um investimento de R$ 9,1 milhões para obras na pista, acessos e pátio de aeronaves. As melhorias irão contemplar a construção de pista de rolamento e acessos, ampliação do pátio de aeronaves e nivelamento da faixa de pista de pouso e decolagem. Nos três primeiros meses de 2012, o Aeroporto de Itanhaém havia registrado um movimento de 7.127 pousos e decolagens, com total de 4.362 passageiros.

Com estes números mais atualizados, o Aeroporto de Itanhaém é um dos mais movimentados de São Paulo, entre os 30 aeroportos administrados pelo Daesp. O ‘Investe São Paulo’, órgão do Governo do Estado, aponta para a tendência de os números crescerem cada vez mais, em virtude do desenvolvimento das atividades do pré-sal na Bacia de Santos, e dos investimentos contínuos na Baixada Santista.

CRESCIMENTO – Em fevereiro de 2011, Itanhaém recebeu a homologação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para operar voos noturnos. A decisão incluiu o aeroporto da Cidade no livro de rotas da aviação civil a autorização para funcionamento 24 horas e a ampliação da pista.

Com isso, Itanhaém agora tem condições de entrar no chamado “circuito do petróleo”, com as cidades do Rio de Janeiro, Macaé (RJ), Vitória (ES) e Navegantes (SC), que operam aeroportos voltados para a Petrobras. Itanhaém também é responsável pelo transporte dos funcionários até a Plataforma de Merluza (184 km de distância da costa paulista) e a Plataforma de Mexilhão (320 km), a 50 minutos de helicóptero. No local, a Petrobras produz gás natural e condensado de petróleo.

Atualmente, o aeroporto itanhaense conta com uma pista de pouso e decolagem com 1.350 metros por 30 metros de largura (superior a do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, por exemplo). É capaz de suportar aviões do modelo Boeing 737 com capacidade para 100 pessoas.

Movimento de pousos e decolagens – Janeiro a Agosto de 2012

Jundiaí – 67.945
Sorocaba – 53.624
Ribeirão Preto – 39.390