Página Inicial

Fale Conosco   Instagram Twitter Facebook Flickr You Tube RSS Feed   Holerite Consultar Informe de Rendimentos Consulta Empréstimo Consignado Webmail

Sexta-feira, 16 de agosto de 2013

HOMENAGEM – A iniciativa é um reconhecimento pelo trabalho de Jorge Rossmann na Cidade, considerado um dos pioneiros da área da saúde no Município

Hospital Regional recebe nome do ex-prefeito Jorge Rossmann
  Por Secretaria de Comunicação Social

Rossmann foi um dos defensores da construção de um posto de saúde nos anos 40 na Cidade

O hospital de Itanhaém passa a se chamar Hospital Regional Jorge Rossmann, em homenagem ao ex-prefeito da Cidade. A medida foi tomada pelo Governo do Estado, que sancionou em julho o projeto de lei nº 15.078, de autoria do deputado estadual Jorge Caruso.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Twitter e no Facebook

Jorge Rossmann nasceu no dia 14 de outubro de 1888, em Santos, filho dos imigrantes alemães Adão Bittencourt Rossmann e Maria Bittencourt Rossmann. Em 1909, casou-se com Francisca Sampaio, com quem teve três filhos: José, Renato e Walter.

Em 1932 mudou-se com a família para Itanhaém, abrindo então a primeira farmácia da Cidade, onde preparava as fórmulas receitadas pelo médico que atendia no Município, o Dr. Antonio Ribeiro Nogueira Júnior. Entre maio de 1936 e março de 1937, ocupou o cargo de vereador.

Em sua gestão como prefeito, iniciada em 25 de julho de 1942, a Prefeitura funcionava na Rua Cunha Moreira, 61, na atual sede do Fundo Social de Solidariedade. E sua administração se destacou pela arborização da região central e das avenidas Rui Barbosa e Condessa de Vimieiros, em direção ao Suarão.

Também se dedicou a aperfeiçoar o frágil sistema tributário da época, ampliando o caixa municipal e permitindo a realização de melhorias nos serviços de limpeza pública. Um dos registros históricos que se guardam em relação ao ex-prefeito Jorge Rossmann é que fez inúmeras gestões junto ao interventor estadual para que fosse construído um posto de saúde na Cidade, uma vez que ele lidava diariamente com doentes e enfermos.

Jorge Rossmann foi prefeito de Itanhaém até 25 de dezembro de 1944, quando faleceu vitimado por um câncer de próstata.

(Informações biográficas com base em pesquisa histórica de André Caldas)

Boletim Oficial
Boletim Oficial do Município
Baixar Wallpaper