Página Inicial  
 
Fale Conosco   Instagram Twitter Facebook Flickr You Tube RSS Feed   Holerite Consultar Informe de Rendimentos Consulta Empréstimo Consignado Webmail
 
   

Segunda-feira, 03 de junho de 2013

ECOSSISTEMA – As árvores são distribuidas gratuitamente à população, que também recebe orientações quanto aos cuidados das mesmas

Banco de Mudas de Itanhaém contribui para reflorestamento da Mata Atlântica
  Por Secretaria de Governo / Departamento de Comunicação Social
comunicacao@itanhaem.sp.gov.br
 
Cerca de 50 diferentes espécies compõem o Banco de Mudas de Itanhaém  

O Banco de Mudas de Itanhaem tem a missão de fornecer mudas de árvores nativas da Mata Atlântica às pessoas que estiverem dispostas a ajudar no reflorestamento e preservação da maior floresta presente em nossa Cidade. Oferecendo gratuitamente estas árvores e orientando a população sobre os cuidados com as mesmas, o banco demonstra sua importância para o Município e para este ecossistema.

Confira as fotos do Departamento de Meio Ambiente

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Twitter e no Facebook

São cerca de 50 diferentes espécies que vêm de viveiros de mudas particulares. Entre elas, podemos encontrar Ipês roxos, amarelos e brancos, Guarandi, Cabreúva, Canela, Carobinha, Goiaba, Jambo, Pau Formiga, Pau Marfim, Quaresmeira, Sibipiruna, Uva Japonesa, Jenipapo, Ingá, Carobinha, Araçá, Pitanga, Cajamanga, Aruera, Aldrago, Pau-Brasil, entre outras.

Todas as espécies são entregues à população em eventos como na Semana do Meio Ambiente, doadas a locais como a Fundação Casa de Itanhaém e para o Presídio de Mongaguá ou para as pessoas que comparecem no banco de mudas. Os técnicos orientam quanto ao tamanho da árvore que devem adquirir e o local onde devem plantar. Para árvores de médio porte, podem ser plantadas em calçadas, já as de grande porte, preferencialmente, em quintais ou em áreas abertas.

Os técnicos do Centro de Pesquisas do Estuário do Rio Itanhaém também realizam o plantio em áreas em que é constatada a falta de vegetação. Os locais em que mais são plantadas são as beiras dos rios e no bairro Jardim Coronel. Atividades educativas realizadas nas escolas por meio do Departamento de Meio Ambiente reforçam o trabalho realizado.

CORTE DE ÁRVORES – O corte de árvores no Município deve ser feito somente sob solicitação à Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente. Após este procedimento, técnicos do Departamento de Meio Ambiente comparecerão ao local para realizar uma vistoria.

Caso haja a necessidade da remoção, o corte será feito de imediato, porém, se não for emergencial e a árvore não oferecer riscos às pessoas, o munícipe será orientado a não realizar o corte. Será cobrada uma taxa do contribuinte e esta quantia será revertida para a compra de árvores que serão entregues ao Banco de Mudas. Para cada árvore exótica, deverá ser replantada uma muda, porém, se a árvore for nativa da Mata Atlântica, serão replantadas dez novas mudas para cada árvore retirada.

   
 
 
   
   
 
 
   
  Boletim Oficial
Boletim Oficial do Município
Baixar Wallpaper
Newsletter
 
 
Município     Educação     Serviços     Turismo     Concursos e Editais     Portais
Prefeitura Municipal de Itanhaém
Instagram Twitter   Facebook Flickr You Tube RSS Feed  
Avenida Washington Luiz, 75 - Centro - CEP 11740-000
Telefone: (13) 3421-1600
E-mail: comunicacao@itanhaem.sp.gov.br
Desenvolvido pela Secretaria de Comunicação Social