Página Inicial

Fale Conosco   Instagram Twitter Facebook Flickr You Tube RSS Feed   Holerite Consultar Informe de Rendimentos Consulta Empréstimo Consignado Webmail

Quarta-feira, 29 de maio de 2013

MEMÓRIA – O Museu Conceição de Itanhaém mantém rica e viva a história de Itanhaém, antes de se tornar Museu o prédio abrigava a antiga Casa de Câmara e Cadeia

Museu Conceição de Itanhaém é opção de lazer no Centro Histórico
  Por Secretaria de Governo / Departamento de Comunicação Social

O museu está localizado na Praça Narciso de Andrade, no Centro Histórico, e funciona de terça a domingo. A entrada é de R$ 2,00

Quem passa pelo Centro Histórico encontra o prédio que abriga o Museu Conceição de Itanhaém. No local, turistas e munícipes encontram objetos, textos, fotos, jornais e diversos documentos raros que fizeram parte da história da segunda Cidade mais antiga do país, Itanhaém.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Twitter e no Facebook

Um destaque do acervo é a cópia da Carta de Batismo do Padre José de Anchieta, que viveu na cidade por muitos anos na época do Brasil colonial. Entre os muitos objetos raros, está também o livro “Vila de Itanhaém”, escrito pelo artista local Benedito Calixto.

Estão em exposição também fotos antigas que mostram vários momentos importantes da Cidade, além de jornais antigos da Cidade, também há instrumentos para a fabricação de farinha de mandioca e diversos outros documentos históricos. A construção da ponte ferroviária sobre o Rio Itanhaém é um dos fatos marcantes destacados. Há ainda uma urna funerária indígena, que foi descoberta por moradores do Centro na Rua Antônio Olívio de Araújo.

O Museu Conceição de Itanhaém é um dos pontos turísticos disponíveis no passeio virtual 360º, através do link: http://www.itanhaem.sp.gov.br/passeiovirtual/centro_historico/
museu_conceicao_itanhaem_inf.html

CASA DE CÂMARA E CADEIA – O prédio onde foi instalado o Museu Conceição de Itanhaém é a antiga Casa de Câmara e Cadeia, um importante patrimônio histórico da Cidade e que tem suas origens no processo de colonização da antiga Vila de Nossa Senhora de Conceição. O local funcionou como cadeia até 1964 e foi sede da Câmara de Vereadores até 1971.

A Casa de Câmara e Cadeia, juntamente com o Centro Histórico da Cidade, foi recuperado pela Prefeitura em 2005, com recursos provenientes do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (DADE), e é tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat).

O museu está localizado na Praça Narciso de Andrade, no Centro Histórico, e funciona de terça a sexta-feira, das 9 às 18 horas; e aos sábados e domingos, das 11 às 17 horas. A entrada é de R$ 2,00.

Boletim Oficial
Boletim Oficial do Município
Baixar Wallpaper
Newsletter