Página Inicial

Fale Conosco   Instagram Twitter Facebook Flickr You Tube RSS Feed   Holerite Consultar Informe de Rendimentos Consulta Empréstimo Consignado Webmail

Sexta-feira, 22 de março de 2013

MEMÓRIA – A telenovela de Ivani Ribeiro foi um marco na teledramaturgia brasileira e na Cidade. Foi televisionada até fevereiro de 1974

Há 40 anos, Itanhaém foi palco para a gravação da novela Mulheres de Areia
Por Secretaria de Governo / Departamento de Comunicação Social

Na terça-feira (26) completa quarenta anos da exibição da primeira versão da novela Mulheres de Areia, gravada em Itanhaém

No dia 26 de março de 1973, na antiga TV Tupi, aconteceu a estreia da novela Mulheres de Areia, gravada em Itanhaém. Na próxima terça-feira (26) a gravação da primeira versão da novela completa quarenta anos e, a Praia dos Pescadores – locais das gravações, estará marcada para sempre com a famosa estátua esculpida por Serafim Gonzalez, sendo substituída por uma de seu filho, Daniel Gonzalez.

Confira as fotos do Monumento

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Twitter e no Facebook

A telenovela de Ivani Ribeiro foi um marco na teledramaturgia brasileira e foi televisionada até fevereiro de 1974, com 253 episódios. Atualmente, o local é um dos mais visitados por turistas e munícipes, sendo também muito frequentada por surfistas.

NOVELA - Como o próprio nome da praia sugere, a Praia dos Pescadores é também um dos melhores pontos de pesca da Cidade. E foi neste cenário real que se passou a ficção que envolveu as jovens irmãs gêmeas Ruth e Raquel (interpretadas por Eva Wilma), filhas de pescadores de Itanhaém. Apesar de serem idênticas, as irmãs tinham personalidades completamente opostas: Ruth era doce e romântica; e Raquel, ambiciosa e falsa.

Quem volta para Itanhaém é Marcos Assunção (Carlos Zara), jovem de família rica da Cidade. Ele se apaixona pela doce Ruth, que também o ama. Porém, Marcos Assunção acaba se envolvendo e casando com Raquel, que, por sua vez, somente deseja sua fortuna e mantém um caso amoroso com o mau-caráter Wanderley (Edgard Franco).

Um dos personagens centrais da trama é o deficiente mental Tonho da Lua (Gianfrancesco Guarnieri), o escultor das mulheres de areia na Praia dos Pescadores. O artista tem um amor platônico por Ruth, mas esconde por vergonha. Ele descobre as armações de Raquel, mas acaba sofrendo com as maldades da irmã-má.

A trama teve muitas reviravoltas no enredo e foi um enorme sucesso na década de 1970, tendo como ponto alto as cenas das irmãs gêmeas interpretadas por Eva Wilma, vencedora do Troféu Imprensa de melhor atriz de 1973. A trama contou ainda com muitos outros artistas consagrados como Cláudio Corrêa e Castro, Cleyde Yáconis, Antônio Fagundes, Rolando Boldrin e Adoniran Barbosa.

Foi o primeiro de muitos pares românticos de sucesso de Eva Wilma e Carlos Zara. Poucos anos mais tarde, eles se casaram na vida real e passaram a visitar assiduamente Itanhaém, participando de diversos eventos na Cidade. Zara faleceu em 2002, aos 72 anos, e Eva Wilma está atualmente com 79 anos, sendo uma das mais consagradas atrizes brasileiras. A artista nunca deixou de frequentar Itanhaém, cidade que marcou sua carreira.

O grande sucesso de Mulheres de Areia rendeu uma nova versão em 1993, produzida pela Rede Globo, também escrita por Ivani Ribeiro, com colaboração de Solange Castro Neves. Dessa vez, o remake foi gravado no litoral fluminense, com Glória Pires (Ruth e Raquel), Guilherme Fontes (Marcos Assunção) e Marcos Frota (Tonho da Lua) no elenco principal.

O escultor Serafim Gonzalez também participou do remake, desta vez, interpretando Garnizé. A novela foi reprisada no ano de 2012, pela TV Globo, no quadro ‘Vale a pena ver de novo’.

Boletim Oficial
Boletim Oficial do Município
Baixar Wallpaper
Newsletter