Página Inicial

Fale Conosco   Instagram Twitter Facebook Flickr You Tube RSS Feed   Holerite Consultar Informe de Rendimentos Consulta Empréstimo Consignado Webmail

Quinta-feira, 21 de novembro de 2013

REABERTURA – O monumento está localizado no alto do Morro do Itaguaçu e simboliza um registro vivo de um período da história do País

Convento de Itanhaém reabre suas portas no sábado (23)
  Por Secretaria de Comunicação Social

Após quase dois anos sem receber missas e a presença de religiosos, o Convento Nossa Senhora da Conceição, em Itanhaém, está prestes a ter suas portas reabertas. O monumento está localizado no alto do Morro do Itaguaçu e simboliza um registro vivo de um período da história do País. A missa solene de reabertura será neste sábado (23), às 10 horas, mês que antecede a tradicional festa da Padroeira da Cidade, com a presença do Bispo Diocesano Dom Jacyr Francisco Braido.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Twitter e no Facebook

Um dos mais significativos conjuntos arquitetônicos da Cidade, o Convento Nossa Senhora da Conceição passou por manutenção no telhado e troca de toda fiação elétrica e pintura interna e externa. A comunidade se uniu para que os serviços realizados tornassem realidade à reabertura. A taxa de visitação no valor de R$ 5,00 será revertida para a manutenção do espaço.

“O Convento está dentro de um roteiro histórico cultural e religioso. Aqui é uma terra de peregrinos, com a passagem de José de Anchieta. Itanhaém vive do turismo religioso, então as pessoas têm essa dimensão religiosa muito grande, assídua e densa em relação a todos os patrimônios. Em dois anos em que o convento esteve fechado, nós trabalhamos com parcerias para colocar monitores para orientar os turistas”, ressalta o padre Francisco Pelonha, pároco da Igreja Matriz de Sant’Anna.

Uma ampla campanha com a comunidade foi lançada pela Paróquia para o resgate do Convento. Qualquer munícipe ou comerciante ainda pode colaborar, basta procurar a secretaria da Igreja Matriz, na Praça Narciso de Andrade, no Centro.

RELIGIOSA – A bancária aposentada Miriam Rovai Castellan Apocalipse, de 55 anos, faz questão de subir o Convento Nossa Senhora da Conceição quantas vezes for preciso para relatar momentos memoráveis que marcaram sua infância e adolescência. A devota não se intimida com a altura e, em poucos minutos, dispara a descrever como o ambiente teve grande influência em sua vida religiosa.

Católica desde sempre, como ela mesma costuma dizer, aos 8 anos entrou para o catecismo, descobriu sobre os sacramentos, os mandamentos, para enfim, fazer a primeira comunhão. Depois de concluir essa etapa, participou do curso de piano, ministrado pelas irmãs franciscanas, em 1968. Além desta, aulas de acordeon e corte e costura também eram atividades propostas aos jovens.

Como toda criança, qualquer momento surgiam novas brincadeiras. “Lembro-me quando terminava a missa aproveitávamos para jogar queimada no pátio das ruínas, atrás do Convento. Crianças adoram brincar em qualquer circunstância”, explica Miriam. Ela compara o local as atividades prazerosas. “Tenho boas recordações deste lugar. Aqui brinquei, rezei, mantive velhos e novos amigos”.

Todas as visitas que chegam em sua casa são intimadas a conhecerem o Convento. “Não importa se são religiosos ou não, o que vale mesmo é ter alguns minutos das belezas propiciadas a quem ousa subir o morro”. A paisagem inclui uma vista para a Praça Narciso de Andrade, no Centro Histórico, com a Igreja Matriz de Sant’Anna e a Casa de Câmera e Cadeia, que hoje abriga o Museu Conceição de Itanhaém, além das praias.

“O Convento é o coração da Cidade. Seria muito importante se os jovens se interessassem por esse patrimônio, mesmo porque será de responsabilidade deles cuidar do monumento”, conclui Miriam.

Boletim Oficial
Boletim Oficial do Município
Baixar Wallpaper
Newsletter