Página Inicial

Fale Conosco   Instagram Twitter Facebook Flickr You Tube RSS Feed   Holerite Consultar Informe de Rendimentos Consulta Empréstimo Consignado Webmail

Quinta-feira, 10 de outubro de 2013

TRADIÇÃO – A comemoração será às 20 horas, na Casa da Música, na Rua Victor Meirelles, s/nº, no Belas Artes

Banda Marcial de Itanhaém comemora 40 anos de história e conquistas com apresentação
  Por Secretaria de Comunicação Social

A Banda Marcial de Itanhaém é considerada um dos mais tradicionais e premiados corpos musicais do Estado de São Paulo

Trilhas sonoras com clássicos nacionais e internacionais marcam o repertório de músicas da tradicional Banda Marcial de Itanhaém, que completa 40 anos de história e conquistas no próximo dia 16 de outubro. A comemoração será neste sábado (19), às 20 horas, na Casa da Música, na Rua Oscar Pereira da Silva, 202, no Belas Artes.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Twitter e no Facebook

Talentos de jovens iniciantes e veteranos experientes dão tempero ao sucesso da Banda. As apresentações mesclam canções de compositores como Benjamin Yeo, Jorge Benjor, Ary Barroso, Adoniran Barbosa, entre outros. O grupo, formado por crianças, jovens e adultos, segue rigorosamente rotina de ensaios na Casa da Música antes de qualquer apresentação.

“Nestes anos, a Banda Marcial conquistou espaço de destaque e carisma por onde passou, sempre com apresentações de qualidade e bom gosto seja qual for o gênero. Não é à toa que conseguimos credibilidade e respeito no meio musical ao longo desses anos. Não foi fácil, mas até hoje foram muitas viagens levando a bandeira do nosso Município”, conta o maestro Sérgio da Silva Almeida.

Além dos instrumentos musicais, a Banda costuma incorporar em suas apresentações baliza e o corpo coreográfico. Maria Augusta Silva de Aguiar, de 41 anos, teve contato pela primeira vez com o grupo aos 12 anos. Durante esse período, tocou percussão, mas preferiu integrar ao corpo coreográfico. A filha, Hellen Letícia A. A. Miranda, de 15 anos, traça o mesmo caminho.

Quando assiste aos ensaios do corpo coreográfico e ouve o som do bombardino,melofone, trompete, trombone, tuba, trompa e percussão a pequena Melissa Gabriela A. A. Miranda, 3 anos, a caçula de Maria Augusta, logo se anima.

“É muito emocionante vê-las seguirem o mesmo caminho que o meu. Mãe e filhas na mesma Banda, representando Itanhaém em diversas regiões. Recebemos muitos convites para mais apresentações. É um ambiente familiar que pretendo integrar minhas duas filhas”, se emociona Augusta.

Edmilson Pereira Reis, de 33 anos, é instrutor da Banda Marcial, mas por muitos anos foi aluno. Integrante há mais de 12 anos, ele conta que a paixão pela música o motivou a correr todos os dias de bicicleta o percurso de aproximadamente 22 km, distância percorrida de Mongaguá a Itanhaém. Ele teve contato com a música aos 18 anos e, desde então, não parou mais.

“Estou muito feliz por fazer da música minha vida. Nesta área, obtive muitas conquistas com o grupo em diversas viagens. A Banda me proporcionou inúmeras experiências, inclusive, montei em Mongaguá, cidade em que moro, uma fanfarra”, explica Edmilson.

Considerada um dos mais tradicionais e premiados corpos musicais do Estado de São Paulo, a Banda Marcial de Itanhaém, vinculada a Prefeitura, tem em sua trajetória importantes títulos como, o tricampeonato geral no Concurso Nacional de Bandas e Fanfarras.

Composta por quase 100 integrantes, a Banda trabalha com a finalidade de promover e difundir a cultura musical como instrumento de transformação social. Apesar de ser instituída por lei apenas em 1987, ela foi criada por músicos locais em 1973 e, desde então, não parou mais. O grupo, regido há 15 anos pelo maestro Sérgio da Silva Almeida, já trouxe a Itanhaém diversos títulos conquistados em concursos e festivais.

Os resultados podem ser conferidos nos títulos de hexacampeã regional do Concurso A Tribuna de Santos, em 1975, 1976, 1977, 1978, 1981 e 1982; tricampeã nacional de Bandas e Fanfarras, em Goiânia (1994, 1999 e 2000); campeã geral do 1º Concurso Regional de Bandas e Fanfarras de Cubatão (2003); e campeã geral da Final do 1º Circuito de Bandas e Fanfarras do Litoral Paulista e Vale do Ribeira, em Cubatão (2004).

E ainda, foi campeã geral no Festival de Bandas e Fanfarras do Estado de São Paulo (2009) em São Mateus; 3º lugar no Concurso de Bandas e Fanfarras de Itaquera (2011); tricampeã do Concurso de Bandas e Fanfarras da Cidade do Guarujá (2009, 2010 e 2012); campeã do 23º concurso de Bandas e Fanfarras de Caieiras, na categoria Mor (2012) e 3º colocada na categoria Linha de Frente no Concurso de Bandas e Fanfarras de  Francisco Morato (2013). No total, foram mais de 800 apresentações em concertos.

MAIS INSTRUMENTOS – A Prefeitura de Itanhaém e o Ministério da Cultura firmaram convênio para a aquisição de novos instrumentos musicais para a Banda Marcial. A primeira parcela de um montante de R$ 164 mil já está liberada e entrega está prevista para o início de novembro.

Boletim Oficial
Boletim Oficial do Município
Baixar Wallpaper
Newsletter