Página Inicial  
 
Fale Conosco   Instagram Twitter Facebook Flickr You Tube RSS Feed   Holerite Consultar Informe de Rendimentos Consulta Empréstimo Consignado Webmail
 
   

Quinta-feira, 03 de outubro de 2013

CULINÁRIA – Cursos buscam incentivar as pessoas a utilizarem alimentos não aproveitados e cuidar da saúde

Cursos ensinam a preparar pratos saudáveis e a melhor aproveitar os alimentos
  Por Secretaria de Comunicação Social
comunicacao@itanhaem.sp.gov.br
 
As nutricionistas dão as aulas ensinando aos alunos alguns pratos, de modo interativo com o público, fazendo-os na cozinha da própria unidade móvel  

Estão ocorrendo em Itanhaém os cursos de alimentação do SESI em suas unidades móveis. O intuito desses cursos é fazer com que as pessoas aprendam a se alimentar de uma forma mais saudável e aprendam a fazer pratos com alimentos que muitas vezes não são utilizados e vão parar no lixo. No total, são 16 turmas que terão cursos de duração de quatro dias, de terça a sexta-feira, com carga horária de dez horas. Os cursos estão sendo realizando em uma unidade móvel na Regional do América até o dia 11. A partir do dia 15 estará no Paço Municipal.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Twitter e no Facebook

As nutricionistas dão as aulas ensinando aos alunos alguns pratos, de modo interativo com o público, fazendo-os na cozinha da própria unidade móvel. Todos os presentes recebem um livro para acompanhar as receitas, que é devolvido ao final de cada curso.

No curso, as pessoas aprendem coisas novas, como saber que a semente do mamão, quando mastigada, serve como vermífugo. Após a aula, alguns dos alunos comentaram e aprovaram. O eletricista Antenor João da Silva, de 68 anos, afirma que foi incentivado a ir por um agente de saúde, e se interessou em aprender um “algo a mais”.

A bibliotecária Mara Marinete Silva, de 55 anos, diz que os principais motivos de ir ao curso foram a necessidade de reeducação alimentar pelo fato de estar acima do peso e o colesterol alto. Mara afirma que queria “aprender a usar os alimentos”, e pretende participar de mais programas como esse. Ela afirma que viu um anúncio no mercado nos últimos dias de inscrição, e achou interessante, pois complementa seu salário fazendo salgados vegetarianos para vender.

A dona de casa Cleunice Cavalcante Paes, de 58 anos, também foi avisada por uma agente de saúde, e logo se interessou pela qualidade de alimentação e o reaproveitamento alimentar, usando cascas para fazer diferentes pratos de forma barata. “A maior parte da vitamina vai pro lixo, e nós ficamos com pouca”, afirma ela.

A nutricionista Nathalia Thomaz Fernandes, de 26 anos, foi quem deu a aula. Ela ministra os cursos há um ano, e afirma que sempre existe uma grande procura e um bom retorno das pessoas que participam. A agenda da unidade móvel é montada com um ano de antecedência e o carro viaja pelas cidades conforme a programação.

   
 
 
   
   
 
 
   
  Boletim Oficial
Boletim Oficial do Município
Baixar Wallpaper
Newsletter
 
 
Município     Educação     Serviços     Turismo     Concursos e Editais     Portais
Prefeitura Municipal de Itanhaém
Instagram Twitter   Facebook Flickr You Tube RSS Feed  
Avenida Washington Luiz, 75 - Centro - CEP 11740-000
Telefone: (13) 3421-1600
E-mail: comunicacao@itanhaem.sp.gov.br
Desenvolvido pela Secretaria de Comunicação Social