Publicada em: 23/09/2014 -

MEIO AMBIENTE - Município vai capacitar agricultores sobre a preservação do solo de forma sustentável

Agricultura familiar pode ser ecologicamente correta

Por Secretaria de Comunicação Social

Atividade que vem ganhando espaço em Itanhaém nos últimos anos, a Agricultura Familiar pode ser desenvolvida em harmonia com a natureza, preservando o meio ambiente. Por isso é que cada vez mais os produtores buscam ter mais consciência nas ações que podem ser feitas para o aproveitamento das áreas de forma ecologicamente correta.

Prefeitura quer fortalecer agricultura familiar de forma ecologicamente sustentável

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Twitter e no Facebook

Confira as fotos

A Prefeitura de Itanhaém tem propiciado o fortalecimento desse mercado com o incentivo da Feira da Agricultura Familiar, que tem gerado aumento da renda e o acesso da população a produtos de qualidade produzidos no Município. E para garantir uma agricultura ecologicamente sustentável, o técnico em agropecuária da Prefeitura de Itanhaém, Paulo Pantel, participou de um curso de capacitação em Sistemas Agroflorestais em Barra do Turvo.

O Sistema Agroflorestal consiste em reforçar a importância sobre o trabalho de regeneração e aproveitamento das florestas de forma ecológica. O curso foi realizado na Associação de Agricultores Agroflorestais de Barra do Turvo/SP e Adrianópolis/PR (Cooperafloresta), que busca o fortalecimento da agricultura familiar e do desenvolvimento de uma consciência ambiental. Índios representantes das tribos Tangará e Rio Branco de Itanhaém também participaram da capacitação.

O próximo passo será transmitir esses conhecimentos para os agricultores da Cidade. Paulo Pantel explica que, quando as comunidades realizam o trabalho da agricultura de forma ecológica, promovem a inclusão social através de alternativas de produção e renda para os trabalhadores rurais. ”O objetivo é implantar esse sistema no Município e transmitir aos agricultores a importância sobre a recuperação das matas. Assim, além de gerar a renda, estarão ajudando a conservação do solo”.

Palavra-chave: meio ambiente    agricultura familiar    preservacao