Página Inicial

Fale Conosco   Instagram Twitter Facebook Flickr You Tube RSS Feed   Holerite Consultar Informe de Rendimentos Consulta Empréstimo Consignado Webmail

Terça-feira, 15 de abril de 2014

AGILIDADE – A inauguração será na próxima terça, aniversário da Cidade (22). A expectativa é acompanhar a crescente demanda na necessidade de atendimento imediato

Unidade de Pronto Atendimento (UPA) terá novo conceito
  Por Secretaria de Comunicação Social

Unidade de Pronto Atendimento (UPA) será inaugurada na próxima terça-feira (22)

No aniversário de Itanhaém, no dia 22 de abril, a Cidade ganhará um novo Pronto Socorro. Será inaugurada a nova Unidade de Pronto Atendimento 24h ‘Antônio Maria Marques de Oliveira’ (UPA), no Jardim Sabaúna, que está na reta final de instalação. A UPA acompanhará a crescente demanda de atendimento médico de urgência, com uma novidade: o modelo de Classificação de Risco será responsável por medir o grau de gravidade do usuário.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Twitter e no Facebook

A unidade do Sabaúna será a nova referência do Município no acolhimento imediato de pacientes, possuindo capacidade superior ao atual pronto socorro e novos equipamentos. Serão 12 áreas disponíveis para o atendimento médico, além das salas de curativo, de coleta, de gesso, raio x, entre outras. No total, serão 216 funcionários, incluindo a recepção, equipe de enfermagem e a equipe médica especializada.

O Pronto Socorro do Sabaúna (UPA) terá capacidade de receber mais de 650 pessoas ao dia, possuindo um sistema de atenção médica organizado. A unidade substituirá o atual Pronto Socorro João Molina Cervante, no Centro, que será fechado no dia 23 (quarta-feira), para início das obras de reforma. O local abrigará o Centro de Especialidades Médicas (CEMI), que atualmente funciona no bairro Belas Artes.

O secretário de Saúde, Francisco Garzon, afirma que a nova unidade de atenção emergencial proporcionará um atendimento de acordo com a necessidade do usuário. “O UPA representa para o Município muito mais que um novo prédio com novos equipamentos. Significa maior humanização dentro do sistema de saúde em Itanhaém em um espaço mais adequado. Isso irá refletir na valorização dos profissionais e a oferta de atendimento digno para toda a população”.

O endereço da Unidade de Pronto Atendimento 24h fica na Rua José Ernesto Bechelli s/nº, no Jardim Sabaúna.

CLASSIFICAÇÃO DE RISCO – Com o modelo de Classificação de Risco, os usuários não serão mais assistidos conforme a ordem de chegada. A partir de uma triagem feita pela equipe de enfermagem, a prioridade no atendimento será definida de acordo com o estado do paciente. As categorias serão definidas por meio de pulseiras de diferentes cores, que apontarão o grau de gravidade.

O vermelho indicará a necessidade de atendimento urgente grave, sendo o paciente removido o quanto antes para a sala de emergência, sem esperar assistência; a amarela serve para urgências, mas com a possibilidade de espera máxima de 50 minutos; a verde é para apontar menor urgência, a espera passa para 120 minutos; já a pulseira de cor azul, demonstra que o caso não possui características de não urgência em comparação às outras cores. Nesse último caso, o usuário pode aguardar por 240 minutos.

Cores das pulseiras e o indicativo de grau de gravidade:

Emergência   Urgente   Pouco Urgente   Não Urgente

Boletim Oficial
Boletim Oficial do Município
Baixar Wallpaper
Newsletter

Município     Educação     Serviços     Turismo     Concursos e Editais     Portais
Prefeitura Municipal de Itanhaém
Instagram Twitter   Facebook Flickr You Tube RSS Feed