Página Inicial

Fale Conosco   Instagram Twitter Facebook Flickr You Tube RSS Feed   Holerite Consultar Informe de Rendimentos Consulta Empréstimo Consignado Webmail

Quarta-feira, 18 de junho de 2014

FERIADO PLOLONGADO – O local fica na Praça Narciso de Andrade e chama atenção do público pela preservação dos pontos turísticos

Convento, Matriz e Museu compõem Centro Histórico de Itanhaém
  Por Secretaria de Comunicação Social

As construções são alguns dos principais atrativos locais

Itanhaém oferece diferentes opções de passeio e durante este feriado prolongado o público poderá aproveitar para conhecer alguns dos principais pontos turísticos. Quem passa pelo Centro da Cidade percebe que o ambiente é cheio de cultura e história. A Igreja Matriz de Sant’Anna, o Convento Nossa Senhora da Conceição e o Museu Conceição de Itanhaém são atrativos que chamam a atenção pela originalidade e preservação, e juntos compõem o Centro Histórico.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Twitter e no Facebook

A Igreja Matriz de Sant’Anna têm estilo colonial e além de ser um lugar religioso. Abriga altares do período barroco e exemplares importantes remanescentes da arte sacra paulista. Flores, anjos e laços esculpidos de madeira fazem parte de sua arquitetura. Uma das obras encontradas é a denominada “O Cristo”, do célebre pintor Benedito Calixto, de 1885.  Para visitas permanece aberto das 9 às 19 horas.

O Convento Nossa Senhora da Conceição é um das construções mais antigas da Cidade e chama a atenção por sua originalidade. A ladeira que permite o acesso a ele é toda de pedra e atrai muitos olhares, mostrando sua conservação.

A capela, com imagens da Nossa Senhora da Conceição, surpreende quem opta por conhecer o local. São no total três andares para percorrer, todos com estátuas e quadros antigos que fazer parte da história do Convento e de sua construção.  As escadas e o piso são todos de madeira e no ambiente externo as paredes são de rochas. É aberto de terça a domingo, das 9 as 12 e das 14 às 17 horas, e a entrada é R$5,00.

Já o prédio que abriga o Museu Conceição de Itanhaém desperta o interesse do público que encontra objetos, textos, fotos, jornais e diversos documentos raros que fizeram parte da história da segunda Cidade mais antiga do país, Itanhaém.

Um destaque do acervo é a cópia da Carta de Batismo do Padre José de Anchieta, que viveu na cidade por muitos anos na época do Brasil colonial. Entre os muitos objetos raros, está também o livro “Vila de Itanhaém”, escrito pelo artista local Benedito Calixto.

Estão em exposição também fotos antigas que mostram vários momentos importantes de Itanhaém, além de jornais antigos da Cidade. Funciona de terça a sexta-feira, das 9 às 17 horas, e sábado e domingo, das 11 às 17 horas. Para a entrada é cobrado R$ 2,00.

Faz parte do cenário o Monumento a Anchieta, na Praça Narciso de Andrade, em homenagem a São José de Anchieta. A obra retrata sua passagem por Itanhaém e é do escultor Luiz Morrone, mesmo autor do desenho do brasão do Estado de São Paulo.

Boletim Oficial
Boletim Oficial do Município
Baixar Wallpaper
Newsletter