Reurbanização da Orla da Praia do Centro


Um dos pontos mais visitados de Itanhaém receberá obras de reurbanização. Trata-se da Avenida Presidente Vargas, que em trecho de dois quilômetros de extensão, no Centro,terá nova pavimentação, drenagem e calçada, além de uma ciclovia e novo sistema de iluminação e paisagismo.

Está prevista a colocação de pavimentação com lajotas intertravadas vermelhas, similares as que foram implantadas nas ruas Cunha Moreira e Antonio Olívio de Araújo. Serão eliminados os atuais sarjetões e implantado um novo sistema de drenagem, melhorando substancialmente as condições de escoamento das águas pluviais.

No lado praia será implantada uma ciclovia com dois metros de largura e construída uma calçada para pedestres, com largura média de 3 metros. Ao longo dos dois quilômetros de extensão serão instalados 216 bancos para pedestres, 145 postes com duas luminárias cada, sendo uma voltada para a calçada e outra para a ciclovia.

O paisagismo também terá uma transformação positiva com o plantio de 50 espécies conhecidas como Algodoeiro da Praia (Hibiscus tiliaceus), um tipo de árvore própria para esse local, próximo da praia.

A obra proporcionará um novo ponto de visitação turística, ao mesmo tempo em que visa fomentar a economia local. E foi aprovada pelo órgão estadual que avalia os programas de urbanização, melhoria e preservação ambiental e melhoria de qualidade de desenvolvimento das estâncias.

Confira as plantas do projeto:

• Planta de Localização

• Projeto de Reurbanização - Folha 01/04

• Projeto de Reurbanização - Folha 02/04

• Projeto de Reurbanização - Folha 03/04

• Projeto de Reurbanização - Folha 04/04