Com a chegada do inverno e a queda das temperaturas, a Prefeitura de Itanhaém vai intensificar a atenção às pessoas em situação de rua por meio do Acolhimento de Inverno, uma ação emergencial organizada pela Secretaria de Assistência, Desenvolvimento e Inclusão Social.
Durante a estação mais fria do ano, o município ofertará acolhimento noturno no Centro Pop, com 15 vagas por noite, garantindo abrigo seguro, escuta qualificada, higiene pessoal, alimentação e apoio técnico para encaminhamentos à rede socioassistencial e de saúde.
Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr
Atualmente, o município conta com um Abrigo Institucional de Longa Permanência, com capacidade para 20 vagas, destinado ao acolhimento da população em situação de rua. O espaço oferece condições adequadas de abrigo e atendimento. Mas por conta da queda de temperatura, houve a ampliação emergencial das vagas no período noturno.
Além do cuidado físico, a ação prioriza o respeito à dignidade e aos vínculos afetivos das pessoas acolhidas, estendendo a proteção também aos animais de estimação que as acompanham.
Os pets são importantes para quem vive nas ruas e na maioria das vezes, representam carinho, segurança e companhia. Por isso, garantir a presença desses animais no acolhimento é fundamental para garantir a permanência dessas pessoas no abrigo.
De acordo com a coordenadora do Centro Pop, Maria Janete Andrade, mesmo com a estrutura disponível, observa-se uma baixa procura pelo acolhimento institucional, principalmente pelas regras impostas pelo abrigo, com relação a horários e o uso de substâncias.
No entanto, a equipe de Abordagem Social continua nas ruas oferecendo escuta, orientação e convidando para o acolhimento emergencial.
Caso a pessoa recuse a vaga de pernoite, são entregues sacos de dormir e cobertores como medida paliativa de proteção contra o frio.
ROTINA DO ACOLHIMENTO NOTURNO
O acolhimento noturno segue o seguinte cronograma:
18h30 às 19h30: Recepção, triagem e entrega de kits de higiene e troca de roupas
20h às 21h30: Jantar (sopa quente)
22h às 6h30: Descanso noturno
7h às 8h30: Café da manhã
A partir das 8h30: Atendimento técnico e encaminhamentos
Além da estrutura física, a ação também depende do apoio da sociedade civil, voluntários, organizações religiosas, do Fundo Social de Solidariedade e da parceria com o Banco de Alimentos.
Campanha de Solidariedade
Para que o acolhimento seja possível, a Prefeitura conta com a solidariedade da população. Atualmente, estão sendo arrecadados lençóis, cobertores, toalhas de banho, kits de higiene, rações e caminhas para os pets.
Para a preparação do jantar (sopa), são bem-vindas doações de legumes, frango, temperos, marmitex e utensílios descartáveis.
Para a secretária de Assistência, Desenvolvimento e Inclusão Social, Márcia Galdino, o objetivo é salvar vidas e garantir o mínimo de conforto e dignidade a quem mais precisa neste período. “Estamos atentos à situação e estudando novas estratégias para ampliar o alcance dessas ações”, disse a secretária.
Quem quiser contribuir, as doações podem ser feitas na Rua Vitor Meireles, 51, no Bairro Belas Artes.
As ações seguirão de forma intensificada enquanto persistirem as baixas temperaturas na cidade.