Final do Projeto Aluno Empreendedor acontece dia 22 de agosto

Mais de 100 jovens do 3º ano do Ensino Médio, de cinco escolas estaduais de Itanhaém, disputam a final do Projeto Aluno Empreendedor, no dia 22 de agosto. O evento acontece a partir das 18h, no Teatro Eva Wilma.

A iniciativa é da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, coordenada por Cido Bezerra e oferece aos estudantes uma experiência prática de quatro meses, com capacitação, mentoria e prêmios para os melhores projetos.

O Projeto Aluno Empreendedor transforma jovens, com idade entre 15 a 17 anos, em protagonistas de ideias inovadoras com impacto direto na cidade. “Nestes quatro meses os estudantes foram incentivados a identificar oportunidades em seus próprios bairros, respeitando as realidades e culturas locais. Entendendo que não é necessário empreender no Centro da cidade para dar certo.”, enfatizou Cido Bezerra.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr

Para o coordenador Cido Bezerra, os bairros mais carentes têm uma motivação ainda maior para empreender. “Muitos jovens precisam ajudar em casa, complementar a renda da família. Às vezes, pensar em uma faculdade é uma realidade muito distante. O empreendedorismo para o aluno aparece como uma saída concreta, já que ele dá meios de empreender sem precisar de uma renda inicial”, explica o coordenador do projeto.

As ideias desenvolvidas pelos alunos abrangem diferentes segmentos: desde beleza, agricultura, tecnologia, entretenimento, moda, até saúde emocional.

Os projetos finalistas foram desenvolvidos por alunos das escolas estaduais Rogê Ferreira, Silvia Jorge Pollastrini, Benedito Calixto, Jon Teodoresco e Dagoberto Nogueira da Fonseca.

Todas elas oferecem o Ensino Médio Técnico, e segundo o coordenador, o Projeto Aluno Empreendedor foi incorporado à grade escolar, respeitando as escolhas e os sonhos de cada jovem. “Os professores perguntaram a cada aluno em qual área ele gostaria de empreender. A partir daí, foram formados os grupos, que se mantiveram juntos desde o início. Isso deu mais identidade aos projetos”, conta Cido Bezerra.

PARCERIAS E PREMIAÇÃO

A grande final contará com uma banca julgadora formada por jovens empreendedores.

Nesta avaliação, três grupos serão premiados com bolsas de estudo 100% gratuitas, oferecidas por instituições parceiras do Projeto, como a Unicesumar, Instituto Mix e KNN Idiomas. Ao todo, 12 alunos (quatro por grupo) receberão o prêmio, mas todos os 106 finalistas também ganharão descontos em cursos oferecidos pelas instituições.

Para o coordenador Cido Bezerra, o principal objetivo é abrir caminhos para a juventude. “O projeto Aluno Empreendedor tem a missão de preparar esses jovens para o mercado de trabalho. Eles saem do Ensino Médio já com uma ideia mais clara de qual caminho querem seguir e como alcançar seus objetivos”, afirma.

Segundo ele, o sucesso deste projeto piloto, iniciado em 7 de maio, já tem permitido sonhar mais alto. “As cinco escolas estaduais foram muito receptivas. Agora queremos crescer, buscar novas parcerias e levar essa oportunidade para mais estudantes de outras escolas estaduais. Ou quem sabe até mesmo para as escolas municipais de Ensino de Fundamental II”, concluiu.

A cerimônia de encerramento do Projeto será aberta ao público, e promete emocionar pais, educadores e toda a comunidade.

Quem quiser prestigiar o talento dos novos empreendedores, o Teatro Eva Wilma fica localizado na Av. Condessa de Vimieiros, n°1111, no Centro de Itanhaém.