No Dia Internacional da Juventude, comemorado nesta terça-feira (12), o Teatro Eva Wilma recebeu o 2º Seminário de Políticas Públicas de Juventude, reunindo jovens para refletir sobre o tema “Saúde Mental e as Redes Sociais”. O encontro contou com três palestras que dialogaram diretamente com a realidade dos jovens, abordando tanto os desafios quanto as oportunidades do mundo digital.
Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr
A psicóloga Suellen Noronha abriu o evento com a palestra “Quem sou eu quando a tela apaga?”, alertando para o caráter seletivo das redes sociais. “As redes são como vitrines, e nas vitrines jamais se mostra o que é feio. Por trás das telas, mostramos sempre o melhor ângulo. Essa perfeição não existe e é importante saber disso para não cair em comparações prejudiciais”, destacou.
Na sequência, a terapeuta Nicole Caroline Alvares Rodrigues falou sobre “Redes sociais e autoestima”. Ela abordou a influência negativa de padrões irreais e desafios perigosos que circulam online. “Conscientizar os jovens para que não se deixem influenciar por modismos, filtros ou padrões inalcançáveis é fundamental. Essa busca por perfeição pode levar a depressão, ansiedade e síndrome do pânico”, alertou.
Encerrando o ciclo de palestras, a digital influencer Luana Bortolotti apresentou o tema “Redes sociais com propósito”, incentivando o uso positivo das plataformas. “Podemos aprender, nos conectar e até gerar renda com as redes. O segredo está no jeito de usar”, reforçou.
O seminário contou com a participação de alunos dos 13 Grêmios Estudantis Municipais: EM Maria Aparecida Soares Amêndola, EM Bernardino de Souza Pereira, EM Maria Conceição Luz, EM Dalva Dati Ruivo, EM Eugênia Pitta Rangel, EM Filomena Dias Apelian, EM Harry Forssell, EM Maria Patrocina Condota, EM Osmar Rodrigues, EM Célia Marina Dal Pozzo Borges, EM Noêmia Salles Padovan, EM Teixeira Rosas e EM Silvia Regina Schiavon Marasca. Também estiveram presentes estudantes das escolas estaduais Silvia Jorge Pollastrini, Jon Teodoresco e Benedito Calixto.
Para Felipe Pupo, coordenador dos Grêmios Estudantis Municipais, o evento foi de grande relevância para o público. “Foram discutidas questões socioemocionais ligadas ao uso das redes, reforçando o lado positivo e alertando sobre os riscos do excesso de exposição e da pressão psicológica. Os grêmios irão atuar como multiplicadores das informações recebidas, criando campanhas e projetos que divulguem o aprendizado.”, explicou.
A estudante Beatriz Albertini, representante do Grêmio da EM Osmar Rodrigues, participou pelo segundo ano e destacou a importância do encontro: “É uma oportunidade de conscientização sobre os temas atuais que enfrentamos, e também de socialização com alunos de outras escolas”.
O evento foi organizado pelo Departamento de Juventude, em parceria com a Secretaria de Educação, e contou com a presença do prefeito Tiago Cervantes, do vice-prefeito Zé Renato, do diretor do Departamento de Juventude, Caíque Alves, do secretário adjunto da Educação, Boni Freitas, do coordenador dos Grêmios Estudantis Felipe Pupo, da coordenadora da ETEC de Itanhaém Regina Célia, além do secretário de Cultura e Economia Criativa, Rutinaldo Bastos, da secretária adjunta de Esportes, Laura Lima, do secretário de Desenvolvimento Econômico e Relações de Trabalho Antônio Pierre e dos vereadores Bill Gomes, Daniel Machado, Leandro Mancha e Professor Fernando, e o presidente da ACAI José Roberto Loureiro.
A Prefeitura de Itanhaém, por meio do Departamento de Políticas para a Juventude e a Secretaria de Educação, reforça o compromisso em conscientizar os jovens, oferecendo suporte e conhecimento para garantir seu desenvolvimento e orientação em todas as áreas.