Itanhaém realiza 1ª Visitação do Turismo Religioso de Matriz Africana e Indígena e 4º Festival Cultural

Fé, história e tradição. São estes os três pilares pensados quando se fala de Itanhaém. E é por essa razão que no próximo sábado, 23 de agosto, das 13 às 21 horas, a sede do Instituto Cultural Paulo Manica, o Ilé Omi Ọlà Àṣẹ Òde Bùsì, localizada no Jardim Aguapeú, recebe um encontro que celebra a riqueza da diversidade cultural brasileira: a 1ª Visitação do Programa Estadual de Turismo Religioso de Matriz Africana e Indígena e o 4º Festival Cultural.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr

O evento integra o calendário cultural do Município e promete reunir aldeias indígenas, povos de matriz africana, comunidades tradicionais, povos ciganos e admiradores da cultura popular.

Durante a programação, haverá apresentações culturais, manifestações religiosas, comidas típicas, como a tradicional feijoada, e momentos de integração entre diferentes expressões de fé.

Um encontro que valoriza nossas raízes

Somos um país formado por várias cores, etnias e tradições, fruto da mistura de brancos, negros e indígenas, que, ao longo da história, construíram um povo alegre, receptivo e acolhedor. O Brasil nasceu da miscigenação e eventos como este não apenas preservam essas raízes, mas também promovem o respeito à diversidade e à liberdade religiosa, o alicerce primordial para uma sociedade democrática.

A visitação também contará com a presença de ônibus vindos de outros Municípios, que já estão com todas as vagas preenchidas, reforçando o interesse e a importância desse momento para o turismo religioso de todo o Estado.

A iniciativa faz parte do Programa Estadual de Turismo Religioso de Matriz Africana e Indígena, que tem como objetivo valorizar as tradições, fortalecer o turismo cultural e a representatividade das comunidades tradicionais.

Para Itanhaém, além do impacto cultural, este evento contribui para a promoção do município como um destino que respeita e celebra a diversidade de seus povos, cultura e religião.

“Este é um momento histórico para nossa cidade, um passo importante na valorização das tradições que fazem parte da identidade do nosso povo. Receber a primeira visitação do programa estadual é motivo de orgulho para nós”, destaca Paulo Jorge Manica, presidente do Instituto Cultural.

Quem quiser prestigiar o evento, ele acontece no Instituto Manica, localizado na Rua Nair Mendes Manica, nº 75, no Jardim Aguapeú. Mais informações sobre a entrada no evento, devem ser obtidas diretamente pelo WhatsApp (13) 99646-2141.