A Prefeitura de Itanhaém, por meio da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, está desenvolvendo ações de conscientização junto aos alunos da Rede Municipal de Ensino através do projeto “Rio Sem Lixo”.
Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr
A iniciativa busca despertar nos estudantes e em seus familiares a importância da preservação dos recursos hídricos, do descarte correto de resíduos e da valorização dos ecossistemas da Baixada Santista.
O projeto prevê a limpeza de rios e áreas de mangue, além da realização de um amplo trabalho de educação ambiental voltado a moradores ribeirinhos, turistas e frequentadores das margens dos rios.
Essas ações são conduzidas por agentes ambientais, que atuam na conscientização sobre práticas mais sustentáveis e no incentivo à mudança de hábitos no dia a dia.
O “Rio Sem Lixo” já realizou sete visitas em escolas do município, promovendo atividades voltadas à sensibilização ambiental de alunos e professores. Também são distribuídos materiais informativos para estudantes e familiares, ampliando o alcance das orientações e fortalecendo a transformação de atitudes dentro e fora da sala de aula.
De acordo com Roseli Raunaimer, do eixo Educação Ambiental, o projeto é fundamental para conscientizar sobre não descartar resíduos nas águas. “O Projeto promove a conscientização a respeito de não descartar resíduos nos recursos hídricos. Através da educação ambiental é possível atingir de forma lúdica e prazerosa o despertar ambiental”.
Simone Faya, do departamento ODS Reciclar, da Secretaria de Meio Ambiente, comentou sobre o eixo cultural, do qual ela faz parte, ensaiando um coral com as crianças que será apresentado ao final do projeto. “Os alunos se encontram no eixo cultural por conta da música que traz uma melodia carinhosa ao Pássaro Guará que é o medidor da qualidade do Mangue. Onde tem Guará tem vida no Mangue.”