Rodoviária de Itanhaém elabora ação para o Setembro Amarelo: uma Viagem pela Vida

Um lugar de chegadas e partidas, onde abraços apertados de quem volta para casa se cruzam com lágrimas discretas de quem parte para longe. Neste mês, além de malas e passageiros, a Rodoviária de Itanhaém está cheia de mensagens de esperança.

Neste mês de setembro, que marca a campanha de conscientização e prevenção do suicídio, o objetivo é chamar a atenção para promover ações. O espaço vai contar com cores e palavras que reforçam que a vida é o destino mais importante. Campanhas de prevenção ao suicídio foram espalhadas por toda a rodoviária, com o objetivo de que cada passageiro leve na bagagem mais do que objetos e planos: também a certeza de que não está sozinho.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr

Muitas vezes a tristeza e as decepções da vida nos fazem querer partir. Não apenas da cidade, mas da própria vida. Pensamentos de desespero podem nos induzir a pegar um atalho rumo ao nada. Mas é válido lembrar que sempre existe outro caminho, uma estrada que nos leva de volta ao acolhimento, ao cuidado e à esperança.

De acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), a ação acontece desde 2014, em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM). A campanha é realizada durante todo o mês de setembro e o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio é celebrado no dia 10/09, apoiado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Segundo a OMS, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, podendo chegar a mais de 1 milhão de casos. Mais pessoas morrem por suicídio do que HIV, malária, câncer de mama ou guerras e homicídios. No Brasil, a estimativa é de 14 mil casos por ano, o que leva em média a trinta e oito pessoas por dia. Entre 2010 e 2019, o país registrou em torno de 112.230 mil mortes por suicídio. Mortes que poderiam ser evitadas com ajuda e acolhimento.

A Campanha da Prefeitura de Itanhaém deseja reforçar que há sempre alguém para ouvir, ajudar e estender a mão. Se você, ou alguém que você conhece, está passando por um momento difícil, não guarde para si. Falar é a melhor forma de encontrar uma saída.

Neste setembro, ao olhar os ônibus que partem e chegam, a ideia é lembrar que a vida é a viagem mais preciosa. E você não precisa embarcar sozinho. Embora a passagem seja individual, a viagem pode e deve ser sempre compartilhada.

Se estiver enfrentando qualquer sofrimento emocional, procure ajuda. Entre em contato com o CVV (Centro de Valorização da Vida), por meio do telefone 188 ou pelo site www.cvv.org.br (chat online e e-mail). O atendimento é gratuito, sigiloso e disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana.