No dia 26, acontece a 2ª edição do Projeto Rede de Mulheres pela Vida Marinha. O encontro contará com uma oficina de artesanato na Casa do Artesão. Iniciado em 2024, o projeto reúne cerca de 10 mulheres do município, com o objetivo de fortalecer a autonomia feminina por meio da arte, da troca de saberes e da valorização da cultura local.
Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr
A oficina “Uso de redes como enchimento e estrutura” faz parte de uma série de encontros formativos voltados à capacitação e ao empoderamento de mulheres que vivem em conexão com o mar. Mais do que uma atividade prática, o momento é um espaço de diálogo, aprendizado coletivo e construção de redes de apoio entre as participantes.
A escolha da Casa do Artesão como local da oficina reforça a importância do artesanato como expressão cultural e ferramenta de transformação social. O projeto conta com o apoio da empresa Santos Brasil e segue um cronograma que prevê capacitações para a confecção de artesanato, além de palestras, workshops e encontros semestrais voltados à troca de experiências.
Todas as atividades têm o acompanhamento da equipe do Instituto Gremar, além da participação de convidados especiais, de acordo com cada temática abordada. Mais informações podem ser obtidas pelo Instagram (@institutogremar) ou pelo site www.gremar.org.br
Instituto Gremar – Organização não governamental pioneira, fundada no Guarujá (SP), em 2002. Trabalha por meio de equipes multidisciplinares no monitoramento ambiental e reabilitação de animais vitimizados, atividades de educação ambiental em espaços formais e não formais e atendimento a emergências ambientais com fauna marinha e silvestre. Também oferece cursos para profissionais da área de ciências biológicas, medicina veterinária, oceanografia e gestão ambiental, com o intuito de aperfeiçoar conhecimentos específicos sobre conservação dos ambientes marinhos e costeiros.