Itanhaém celebra mês da Luta da Pessoa com Deficiência com programação especial

Setembro é um mês de afirmação de direitos, de resistência e de visibilidade para as pessoas com deficiência. A data de 21 de setembro, Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, relembra que a inclusão não é concessão, mas sim um direito garantido por lei e uma construção coletiva de toda a sociedade.

Com esse propósito, a Prefeitura de Itanhaém, por meio da Secretaria de Educação e do Departamento de Inclusão Escolar, preparou uma programação especial que valoriza a diversidade, que reconhece e estimula as contribuições das pessoas com deficiência na construção de uma cidade mais justa e acessível.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr

Ao longo do mês, dentro do Projeto Vivenciando e Experimentando, estudantes das salas de Educação Especial participarão de atividades que estimulam a interação, a autonomia e o respeito às diferenças. Um dos destaques é o Projeto Salas Especiais – Conhecendo e Experimentando, que contará com a visita da Guarda Civil Municipal e da cadela Ronda, promovendo momentos de convivência e cuidado.

 

 

No dia 26 de setembro, em alusão ao Dia da Pessoa Surda, os alunos terão contato com a equoterapia, vivência que integra inclusão, aprendizagem e fortalecimento de vínculos. Já no dia 29, a arte ganha espaço com atividades musicais conduzidas pela professora Priscila Sheen nas escolas Noêmia Salles e Harry Forssell, mostrando que a cultura é um instrumento potente de expressão e de participação social.

Além das ações voltadas aos estudantes, a programação também contempla os profissionais da rede. Na última quarta-feira (17), aconteceu mais uma etapa da formação continuada para professores de Educação Especial e intérpretes de Libras, reforçando a importância da qualificação permanente e da troca de experiências.

Neste ano, a cidade já realizou iniciativas como a Matinê Inclusiva, o 4º Basquete Down e o 4º Beach TEA, evidenciando que esporte, lazer e cultura são espaços de todos e para todos. As ações de setembro reafirmam esse compromisso e fortalecem a luta por uma Itanhaém verdadeiramente inclusiva, celebrando a luta pela garantia de direitos, mas principalmente, pela permanência de forma equitativa.

 

 

Para a diretora da Inclusão Escolar, Natália Garzin, cada passo é resultado de mobilização e de conquista coletiva. “Celebrar dias como este, de lutas e conquistas das pessoas com deficiência é reconhecer que a diferença não é obstáculo, mas sim um requisito para a condição humana. A luta continua para que os direitos sejam respeitados e a inclusão esteja presente em todos os espaços da cidade.”, destacou.

O secretário de Educação, Hugo Di Lallo, destacou a importância das iniciativas. “No dia 21 de setembro, celebramos o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Em nossas escolas, essa data será marcada por momentos de inclusão, aprendizado e sensibilidade. Essas ações reforçam o compromisso da nossa rede em promover uma educação que valoriza a diversidade, respeita as diferenças e constrói diariamente um ambiente de acolhimento e oportunidades para todos os alunos.”

Em Itanhaém, a luta pela inclusão não para. No mês de agosto, foram sancionadas duas novas leis: a Lei nº 4.829, que cria o Estatuto Municipal da Pessoa com Transtorno de Espectro Autista e institui a Política Municipal de Atendimento aos Direitos da Pessoa com TEA e a Lei nº 4.825, que institui o programa RAMPA (Rede de Apoio às Mães e Pais Atípicos), visando promover ações de orientação e atenção às mães atípicas no município.

Desde 2021, Itanhaém já conta com a Lei n° 4.509, que torna permanente o laudo que atesta o Transtorno do Espectro Autista e a Síndrome de Down. E nas escolas, desde 2023 a prefeitura tem fortalecido a inclusão de alunos com deficiência em salas de aula, por meio da contratação de profissionais de apoio para garantir o aprendizado e o desenvolvimento de todos os estudantes.

Em nosso Município, a luta PCD é mais do que um dia ou um mês, a inclusão é um propósito, pelo qual lutamos nos 365 dias do ano.