Alunos do Projeto Aluno Empreendedor recebem homenagem na Prefeitura

Sonhar e arquitetar planos é bom. Mas vê-los sendo realizados é ainda melhor. Foi esta a emoção que tomou conta da manhã da última quinta-feira (18), quando os vencedores da 1ª edição do Projeto Aluno Empreendedor foram homenageados na sala do prefeito Tiago Cervantes, em um encontro que reuniu pais, professores e representantes das Unidades Escolares. Depois de muita dedicação, criatividade e esforço, os jovens tiveram a oportunidade de mostrar seus projetos e receber bem mais do que apoio, mas reconhecimento.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr

O evento teve início com um bate-papo inspirador entre os alunos e autoridades municipais: o prefeito Tiago Cervantes, o vice-prefeito Zé Renato, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho, Pierre Pugliese, e o coordenador do projeto, Cido Bezerra. Com entusiasmo, os estudantes apresentaram seus projetos, mostrando coragem, criatividade e determinação.

 

 

Para o aluno Alan Denny, um dos criadores do Projeto Agroficados, da EE Silvia Jorge Pollastrini, que ficou com o 1° lugar, a experiência foi enriquecedora. “Desde o início na sala de informática nós tivemos o apoio dos professores e foi muito legal cada passo, onde nos dedicamos para chegar ao melhor resultado.”

O aplicativo Agroficados proporciona compra e trocas no universo agro. De casa, é possível trocar uma enxada que não é mais utilizada ou procurar por tomates em uma feira, com opção de delivery, facilitando o dia a dia.

A aluna Ludmila, da mesma escola, que conquistou o 2° lugar, também falou sobre o processo de criação de seu projeto, a calcinha térmica capaz de aliviar as dores das cólicas menstruais, um problema enfrentado por milhares de mulheres no mundo. Ela explicou com empolgação como é possível monitorar isso tudo por meio de um aplicativo, tornando mais fácil a vida de quem tem muitas cólicas ou mesmo, a endometriose.

O grupo que conquistou o 3° lugar foi da EE Jon Teodoresco e o 4° lugar, da EE Benedito Calixto. Ambos tiveram a oportunidade de apresentar seus projetos voltados à sustentabilidade e reciclagem.

Os alunos do Itarecicla, da EE Benedito Calixto, foram surpreendidos com a premiação na sala do prefeito, uma decisão unânime entre os envolvidos, visto que a pontuação entre o terceiro e o quarto lugares foram muito próximas. O aluno Júlio César falou sobre a surpresa e o desejo de levar o projeto adiante. “Nossa intenção é continuar e lutar pelo nosso propósito que é cuidar da nossa cidade através da reciclagem.”

 

 

Durante a conversa, o secretário Pierre Pugliese compartilhou histórias de empresas que começaram do zero e hoje são referências mundiais, como a Coca-Cola e a Uber, mostrando que grandes sonhos exigem persistência. O vice-prefeito Zé Renato também trouxe exemplos de empreendedores regionais, ressaltando que muitos começaram humildemente e se tornaram tradição em Itanhaém.

O prefeito Tiago Cervantes destacou a importância da parceria entre a Prefeitura e as escolas estaduais. “Nossos alunos são moradores de Itanhaém e queremos oferecer caminhos para que continuem desenvolvendo seus projetos. As portas da administração estão abertas para todos.”

A diretora da EE Silvia Jorge Pollastrini, Tânia Aparecida Ramaudes Martins, que viu sua escola conquistar os dois primeiros lugares, expressou orgulho pelo desempenho dos alunos. “Acredito na educação como transformadora de caminhos. Incentivar cada um deles a acreditar no próprio potencial é maravilhoso. Ver os resultados mostra que nosso trabalho contribui para formar cidadãos e profissionais dedicados.”

O coordenador do projeto, Cido Bezerra, também destacou a satisfação com os resultados da 1ª edição e reforçou o compromisso de expandir o programa. “O objetivo é levar o Projeto Aluno Empreendedor para todos os cantos da Cidade, oferecendo aos jovens oportunidades de crescimento por meio de seus próprios talentos e esforços.”

Para os familiares, acompanhar o desenvolvimento das ideias foi emocionante. Adriana Simões, mãe da aluna Ana Luiza, da EE Benedito Calixto, comentou: “O projeto incentivou minha filha a criar algo que beneficia toda a Cidade. Fiquei muito feliz com a ideia dela de manter nossa Cidade limpa e fiz de tudo para apoiá-la.”

A professora Ana Fernandes, da escola Pollastrini, reforçou sua satisfação em ver os alunos vencedores. “Já atuei em outras escolas e todos eles que estão aqui hoje, foram meus alunos. É gratificante ver que o incentivo aos jovens rende frutos em seus futuros. O nosso objetivo pondo em prática este projeto era exatamente este: mostrar a eles que eles podem empreender.”

 

 

PREMIAÇÃO – A premiação oficial ocorreu no dia 4 de setembro, no Teatro Eva Wilma, onde mais de 100 alunos de escolas estaduais apresentaram seus projetos. Os vencedores receberam bolsas de estudo 100% gratuitas, oferecidas por instituições parceiras do projeto, como Unicesumar, Instituto Mix e KNN Idiomas.

O Projeto Aluno Empreendedor é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Coordenado por Cido Bezerra, ele oferece aos estudantes uma experiência prática de quatro meses, com capacitação, mentoria e prêmios para os melhores projetos. Voltado para jovens de 15 a 17 anos, o projeto transforma os alunos em protagonistas de ideias inovadoras com impacto direto na Cidade.

 

Conheça os projetos vencedores:

1° lugar – Escola Silvia Jorge Pollastrini: Projeto Agroficados

Alan Denny Rossinholli de Oliveira, Gabriel de Lira Ferreira, Leonardo de Paula Violado e Vandemir Belzunces Melo Filho.

 

2° lugar – Escola Silvia Jorge Pollastrini: Projeto Thea Flow

Ludmila Morgado, Ellen Vitória e Fellipe Soares.

 

3° lugar – Escola Jon Teodoresco: Projeto Bio Fert

Vitória Jesus de Souza e Richard Alves Batista da Silva.

 

4° lugar – Escola Benedito Calixto: Projeto ITARECICLA

Ana Luíza dos Santos Ribeiro, Carlos Eduardo Jerônimo Cunha, Júlio César Nunes Boerner Ribeiro e Marco Antônio Lors Perrone.

 

O Projeto Aluno Empreendedor mostra que o talento, a criatividade e a persistência dos jovens de Itanhaém podem transformar ideias em soluções reais para a cidade. A Prefeitura trabalha para apoiar esses jovens e incentivar a inovação, construindo caminhos para um futuro cheio de oportunidades.