Neste sábado (4), a partir das 10 horas, um dos mais importantes patrimônios históricos do Brasil ganhará um novo capítulo em sua rica e longa história. Será apresentado o projeto básico de restauro do “Conjunto Arquitetônico da Igreja e Ruínas do Convento Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém”, os primeiros resultados e os próximos passos para recuperação do patrimônio.
Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr
A apresentação será realizada no próprio convento, pela professora arquiteta Dra. Regina Helena Vieira Santos; pela provedora da Irmandade Nossa Senhora da Conceição, Andrea Holtz Terovydes; e pelo ex-provedor Eduardo Terovydes Júnior.
Também haverá apresentação do professor Dr. Paulo Zanettini, sobre a “Arqueologia, resultados da prospecção geofísica”, a partir das 11 horas. A evento haverá ainda, a partir das 14 horas, “Prospecções Arquitetônica e Pictórica” e “Oficina Prática de Sensibilização ao Patrimônio Cultural Argamassas à base de cal”, com o Instituto Sarasá.
INSCRIÇÕES – Para participar dessa experiência única e histórica na cidade, inscreva-se gratuitamente por meio deste link. Todos os participantes recebem certificados.
O evento é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústrias Criativas do Estado de São Paulo, com coordenação do Tudo Vira CULTSP e fomento do PROAC. Conta com o apoio da Prefeitura de Itanhaém, Irmandade Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém e Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Itanhaém.
HISTÓRIA – O Convento Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém é um registro vivo da história da Cidade e do Brasil. De uma pequena ermida de barro, construída pela Irmandade, até a igreja erguida em homenagem à padroeira de Itanhaém, tem 492 anos de existência.
Localizado no alto do morro do Itaguaçu, no Centro Histórico de Itanhaém, sua construção é no estilo Colonial Barroco do século XVI e XVII e se iniciou por volta de 1639. O Convento é a mais antiga construção de Itanhaém.
Com a criação da Diocese de Santos, em 1924, ela assumiu a propriedade do imóvel e atualmente conta com o apoio da Irmandade Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém, na sua zeladoria.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:
DIA 4 DE OUTUBRO (SÁBADO)
10h – Anúncio do Projeto Básico de Restauro Conservativo do “Conjunto Arquitetônico da Igreja e Ruínas do Convento Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém”, com a Professora Arquiteta Dra. Regina Helena Vieira Santos, a provedora da Irmandade N. Sra. da Conceição Sra. Andrea Holtz Terovydes e do ex-provedor Eduardo Terovydes Jr.
11h – Arqueologia, resultados da prospecção geofísica, com o Professor Dr. Paulo Zanettini.
14h – Prospecções Arquitetônica e Pictórica, revelando os resultados, atividade: Oficina Prática de Sensibilização ao Patrimônio Cultural Argamassas à base de cal, com o Instituto Sarasá (Previsto terminar às 17h).