Projeto Rio sem Lixo inicia saídas embarcadas com apoio das marinas

Começaram nesta terça-feira (30) as saídas embarcadas do Projeto Rio sem Lixo, realizado pela Prefeitura de Itanhaém, por meio da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente e Bem-Estar Animal. A ação, que havia sido adiada devido às fortes chuvas na região, reuniu voluntários, técnicos ambientais e parceiros para dar continuidade ao trabalho de preservação dos rios e manguezais da Cidade.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr

De acordo com Jessica Santos, coordenadora do projeto, a participação das marinas tem papel fundamental na disseminação da educação ambiental. “A participação das marinas é muito importante por replicar para as pessoas que frequentam esses espaços, como turistas e pescadores, a importância da limpeza dos mangues e rios, além de conscientizar sobre o correto descarte de resíduos. Como o projeto tem parceria com a Marinha do Brasil, é essencial que as marinas façam parte desse movimento”, destacou.

As próximas saídas estão programadas para o dia 3 de outubro, a partir das 8h, no Centro de Pesquisas CPERIO, localizado na Rua Dom Sebastião Leme, 195, no Bairro Ivoty. Toda a população está convidada a participar e contribuir para a preservação dos ecossistemas locais.

O Projeto Rio sem Lixo atua não apenas na limpeza dos rios e áreas de mangue, mas também na educação ambiental, envolvendo moradores ribeirinhos, alunos da rede municipal e a comunidade em geral.

De acordo com Jessica, os resíduos coletados serão encaminhados para reciclagem e também transformados em peças de arte, que serão expostas ainda este ano.

Para participar, basta entrar em contato com a Secretaria de Defesa do Meio Ambiente e Bem-Estar Animal pelo telefone (13) 3421-1262.

Cuidar do meio ambiente é cuidar do nosso futuro.