A partir desta quarta-feira (15), Itanhaém recebe à Semana Benedicto Calixto 2025, uma homenagem ao consagrado pintor, muralista e historiador nascido na cidade. Com uma programação diversificada, o evento reúne mostras, painéis, exposições literárias, históricas e virtuais, em diversos locais pela cidade.
Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr
A Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim abre a programação nesta quarta-feira (15) com a exposição “Calixto em Letras”, que apresenta livros de e sobre Benedicto Calixto, revelando sua influência artística e intelectual.
Já na quinta-feira (16), às 19 horas, acontece o painel “Calixto, um mar de histórias”, reunindo Chico Forlenza, DX, Marcos Rogério Meneghessi e Gustavo Caperutto da Mota, com mediação de Fátima Cristina Pires. O encontro abordará as faces do artista e sua atuação na valorização da cultura e da identidade regional, em especial da Região Metropolitana da Baixada Santista.
Já na sexta-feira, a mostra “Terra de Calixto” acontecerá na Pinacoteca Municipal Alfredo Volpi, às 19 horas, que contará com a participação de 19 artistas plásticos itanhaenses.
No Gabinete de Leitura José Rosendo a mostra será a “Cartas de Calixto”, que apresenta correspondências e documentos originais do artista. A exposição oferece ao público a oportunidade de conhecer mais de perto os pensamentos, a trajetória de vida e a as reflexões de Benedicto Calixto.
Nas redes sociais da Prefeitura de Itanhaém, estarão disponíveis os projetos “Calixtinho Conta Histórias” e a “Exposição Virtual de Calixto”, com parte de suas obras apresentadas em formato digital.
A Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. A Pinacoteca Municipal Alfredo Volpi de terça a sexta-feira, das 9 às 17 horas e, de final de semana, das 11 às 17 horas. Já o Gabinete de Leitura José Rosendo funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.