O setor de Combate a Endemias, em parceria com a USF do Jardim Coronel, realizará, nesta sexta-feira (24), ações de orientação e mobilização contra bicho de pé nas aldeias Tangará, NhandereKoá e Tekoaka’Aguy Mirim.
Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr
A ação contará com atividades educativas de prevenção e cuidados contra o bicho de pé, censo animal, aplicação de vacina contra raiva, vermifugação tanto em humanos como animal (com orientação médica e veterinária).
As ações vão ocorrer das 9 às 11h30 e das 13h30 às 16 horas.
BICHO-DE-PÉ- É a menor pulga que se conhece. O inseto adulto mede um milímetro e possui coloração marrom avermelhada. O nome científico é Tunga Penetrans. Os adultos e as larvas são de vida livre e vivem em locais que possuem solos arenosos, secos, quentes e área peridomiciliar.
As fêmeas do inseto, depois de fecundadas, procuram um hospedeiro, que pode ser uma pessoa ou outros mamíferos, perfurando-lhe a pele. A fêmea grávida, que pode produzir até 200 ovos no período entre 7 e 10 dias, alimenta-se do sangue do hospedeiro e começa a expandir seu abdome podendo chegar ao tamanho de uma ervilha.
A partir daí os ovos são expelidos e chegam ao solo. Após este processo a fêmea morre e cai no solo, porém, os ovos surgem e as larvas tornam-se adultas reiniciando o ciclo em três semanas.