15ª Copa Zukeran de Judô acontece neste domingo (2)

Neste domingo (2), o Ginásio de Artes Marciais Ayrton José Pereira vai receber um dos maiores eventos esportivos da região, a 15ª Copa Zukeran de Judô.  A competição reunirá 17 associações de diferentes municípios e deve contar com mais de 350 atletas, entre crianças, jovens e adultos, em um verdadeiro espetáculo de técnica, disciplina e superação.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr

Tradicionalmente realizada em outubro, a Copa Zukeran tem como objetivo homenagear Chosin Zukeran, mestre de judô que deixou um legado marcante para Itanhaém e toda a Baixada Santista. Cada luta sobre o tatame carrega a essência de sua filosofia: respeito, perseverança e amor pelo esporte.

O campeonato contará com diversas categorias, reunindo atletas iniciantes e experientes. Desde os primeiros golpes dos pequenos judocas até as disputas mais acirradas das categorias avançadas, o público poderá acompanhar de perto a emoção e a energia de cada combate no Sub-9, Sub-11, Sub-15, Sub-21, sênior e master.

O sensei Bezerra, coordenador da Associação Cho Do Kan de Itanhaém, acompanha de perto os atletas que representarão Itanhaém na competição. Conhecido pelo trabalho dedicado à formação técnica e humana dos judocas por várias gerações, ele reforça que o judô vai muito além dos golpes e das medalhas. “Ver nossos atletas competindo e se superando é a maior recompensa. Cada vitória e cada queda trazem um aprendizado, isso dentro e fora do tatame”, afirma Bezerra.

Entre os núcleos da Cho Do Kan, que levarão alunos à competição estão os bairros Belas Artes, Balneário Gaivota, Bopiranga, Suarão, Savoy e Rio Preto.

O sensei Fernando Xavier, responsável pelos treinos do Gaivota e do Jd. Bopiranga, no Projeto Superação, fala sobre a importância da competição. Há duas décadas, ele dedica suas noites às aulas de judô, oferecendo às crianças e jovens uma alternativa saudável e transformadora. “Para muitos dos alunos, o judô é mais do que um esporte, é um caminho de mudança. A Copa Zukeran é o momento em que eles percebem o quanto cresceram, no judô e emocionalmente. Ver cada um deles no tatame é uma vitória para todos nós”, conta Fernando.

Quem quiser acompanhar as lutas, pode comparecer ao Ginásio de Artes Marciais Ayrton José Pereira, localizado na Rua Prof. Alice Teixeira de Saraiva, 65, no Belas Artes. As portas serão abertas a partir das 8h, recebendo atletas, familiares e torcedores para um dia de celebração e boas energias.

A 15ª Copa Zukeran de Judô promete ser um domingo inesquecível, não somente para Itanhaém. Cajati, Registro, Itariri, Peruíbe, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Guarujá, Cubatão e São Paulo estarão todas juntas, em torno do judô e celebrando, mais uma vez, o legado de Chosin Zukeran, que segue inspirando gerações dentro e fora do tatame.