O Gabinete de Leitura José Rosendo recebe, neste sábado (6), às 15 horas, o lançamento do livro “Memória Histórica sobre o Convento e a Igreja da Imaculada Conceição de Itanhaém”, obra do histórico pintor itanhaense Benedito Calixto de Jesus. O lançamento da editora Noz Editoria é do escritor Gustavo da Mota, em uma parceria com a Prefeitura de Itanhaém, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr
A nova edição conta com revisão ortográfica, atualização de referências históricas, notas de rodapé e explicações complementares e inclusão de imagens ilustrativas dos cenários.
A publicação marca a terceira obra reeditada por Mota, dentro de um projeto contínuo de preservação documental e valorização das fontes históricas de Itanhaém, suas outras obras lançadas são: A Vila de Itanhaém e Capitanias Paulistas.
Durante o evento, Gustavo da mota fará uma palestra contando sobre o processo, as contribuições de Calixto para a historiografia local, curiosidades sobre o Convento e a Igreja da Conceição e um anúncio sobre novos projetos para 2026.
BENEDITO CALIXTO – Benedito Calixto de Jesus (1853–1927) foi um importante pintor, historiador e fotógrafo brasileiro, conhecido por retratar paisagens, cenas históricas e litorâneas do país. Natural de Itanhaém, começou sua trajetória profissional como decorador e fotógrafo, até se dedicar totalmente à pintura.
Sua produção artística se destaca pelo apuro técnico e pelo valor documental, com registros de momentos marcantes da história nacional, como a famosa tela Fundação de São Vicente (1900) e os painéis do Mercado Municipal de São Paulo. Calixto também representou o cotidiano urbano e rural, além de temas religiosos.
Suas obras integram acervos de instituições como o Museu Paulista (Ipiranga) e o Museu de Arte Sacra de São Paulo, consolidando seu papel fundamental na preservação da memória e identidade visual do Brasil.