Itanhaém conquista certificado de Município VerdeAzul e recursos para Meio Ambiente

Referência em gestão de políticas ambientais, Itanhaém conquistou pela 11ª consecutiva o certificado do Programa Município VerdeAzul (PMVA). A honraria é concedida pelo Governo do Estado de São Paulo às cidades que incentivaram políticas públicas na área. Itanhaém obteve a segunda melhor colocação entre as nove cidades da Região Metropolitana da Baixada Santista e foi a 12ª melhor colocada na categoria 4 (cidades paulistas entre 100 a 500 mil habitantes).

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr

Além da certificação, Itanhaém conquistou uma máquina trituradora de galhos e recursos na ordem de R$ 3.183.637,42 do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO) para cinco projetos ambientais que serão aplicados em 2026:

 

  • Centro de Compostagem (implantação completa de infraestrutura para processamento de 140t/ano de resíduos verdes municipais);
  • Sala da Água (estruturação de espaço educacional interativo no Parque Amazônia Paulista com tecnologia 3D);
  • Desassoreamento de Rios (projetos executivos de engenharia, batimetria e topografia para prevenção de enchentes urbanas);
  • Atualização do Plano Municipal de Resíduos e projeto piloto de tratamento via biodigestão;
  • Recuperação ambiental de área degradada do antigo lixão.

 

Itanhaém foi reconhecida por sua eficiência e gestão em políticas públicas estratégicas para a preservação do meio ambiente. A premiação ocorreu nesta terça-feira (9), em solenidade ocorrida no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, com a presença do secretário de Defesa do Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, César Ferreira, e dos engenheiros Bárbara Ranzani e Guilherme Moreira.

“Itanhaém é uma referência em gestão ambiental na nossa região. Temos realizado constantemente ações de combate à invasão de áreas de proteção, educação ambiental permanente no Parque Amazônia Paulista e capacitação dos servidores. Este prêmio é uma grande honra para a nossa Cidade e vamos seguir avançando com grandes projetos que serão realizados em 2026 com os recursos conquistados com a FEHIDRO”, destacou César Ferreira.

Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, o Programa Município VerdeAzul tem o objetivo de medir e apoiar a eficiência ambiental nos municípios. Os municípios são avaliados em ações fundamentadas em dez diretivas: Governança Ambiental, Avanço na Sustentabilidade, Educação Ambiental, Esgoto Coletado e Tratado, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Biodiversidade, Arborização Urbana, Uso do Solo e Resíduos Sólidos.