Prefeitura recolhe mais 3 mil toneladas de lixo em apenas duas semanas

Com a cidade lotada pelas festas de final de ano e o início de 2026, Itanhaém tem um grande desafio: a coleta de lixo. As equipes de limpeza da Prefeitura e a empresa responsável entraram em ação e já recolheram 3.387,88 toneladas de resíduos pela Cidade entre os dias 25 de dezembro de 2025 e 6 de janeiro de 2026.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr

Somente nos primeiros dias deste ano, forma retirados 1.038,8 toneladas de resíduos pela Cidade e mais de 350 toneladas de resíduos somente na faixa de areia. Em dezembro foram 5.704,39 toneladas de lixo.

A quantidade lixo na Cidade foi 220% maior que a média diária e 10% superior a temporada de verão passada. Foram cerca de seis horas de trabalho durante o Réveillon até toda a limpeza ser concluída. O trabalho contou com aproximadamente 160 pessoas, além de 20 máquinas e caminhões.

Entre os resíduos mais recolhidos estavam garrafas, plásticos, lata e restos de alimentos. As praias do Cibratel e do Gaivota foram as que apresentaram maiores quantidades.

ATENDIMENTO – A previsão é que até o final desta semana a coleta de lixo em todos os bairros da Cidade seja normalizada. Com equipe já reforçada com mais caminhões, máquinas e funcionários, uma força tarefa está a trabalhando para normalizar a situação em toda a Cidade.

O prefeito em exercício Zé Renato destaca que o volume elevado de lixo, aliado ao trânsito intenso, veículos estacionados em vias públicas e ao descarte irregular de resíduos, contribuíram para os desafios operacionais registrados em pontos específicos da cidade. “Apesar destes desafios, as festas de final de ano foram extremamente positivas para Cidade, com grande movimentação turística, comércio aquecido, praias cheias e atuação eficiente da segurança pública, garantindo tranquilidade à população e aos visitantes”.

A Administração Municipal agradece o empenho dos profissionais da coleta, que atuaram com dedicação mesmo diante das dificuldades, e reafirma seu compromisso com a melhoria contínua dos serviços públicos e com a qualidade de vida da população.