A EM Eugênia Pitta de Itanhaém conquistou um feito de destaque nacional: foi selecionada para participar da Jornada de Foguetes, que acontecerá entre os dias 8 e 12 de dezembro, no Rio de Janeiro. A iniciativa reúne apenas 295 escolas de todo o Brasil e, na Baixada Santista, somente Itanhaém e São Vicente foram contempladas.
Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr
A conquista é resultado da dedicação dos alunos e do incentivo da equipe pedagógica, que há oito anos participa das Olimpíadas Brasileiras de Astronomia e Astronáutica (OBA). De acordo com o diretor da unidade, Marcio Tsuyoshi Ginozi, a escola obteve um excelente desempenho este ano: seis medalhas, sendo uma de ouro, duas de prata e três de bronze.
Entre as meninas que foram selecionadas para a Jornada do Rio de Janeiro está Bruna Nascimento Fontes, medalhista de prata. Segundo Bruna, filha de dois professores da rede municipal, o incentivo da família foi essencial: “Meus pais sempre me motivaram a participar de projetos educacionais. Eles acreditam muito na importância de aproveitar essas oportunidades.”
A aluna Lorena, do 7ºB, também comemorou a conquista: “Eu tentei a primeira vez e deu errado, mas eu não desisti. Tentei outra vez até dar certo, e consegui ser selecionada para o nível 6 por conta da distância atingida. Foi uma grande felicidade ser selecionada. Era um sonho pra mim sair para alguma excursão. E conquistar isso através dos meus estudos e do meu esforço enquanto aluna é sensacional.”
As inscrições são sempre realizadas pela professora de Geografia, Elaine Maia, e os foguetes são confeccionados com orientação da professora Erika da Silva Matos Lima, responsável pela biblioteca da escola.
As alunas Bruna Nascimento Fontes, Cássia Lopes Ribeiro (7ºA) e Lorena (7ºB) irão representar a cidade no evento. Mesmo sendo estudantes do 7º ano, elas se desafiaram e alcançaram o nível 6, categoria voltada para o Ensino Médio.
Segundo Erika, foi uma grande surpresa as alunas alcançarem essa classificação: “A Jornada de Foguetes geralmente é para estudantes de nível médio, e elas se dedicaram muito para chegar até aqui.”
Como funcionam os níveis da OBA e a confecção dos foguetes
Na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), os lançamentos de foguetes são divididos em níveis:
O nível 3, voltado para alunos do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), utiliza foguetes movidos por água e ar comprimido, lançados obliquamente.
Já no nível 6, também conhecido como “multiestágios Manual do Mundo”, destinado principalmente aos alunos do Ensino Médio, os foguetes possuem múltiplos estágios e são construídos com materiais diversos, seguindo um guia detalhado disponibilizado pela OBA.
Os foguetes confeccionados pelas alunas foram elaborados com garrafas PET, tubos de PVC, papelão, fitas adesivas e garrafas menores para estágios adicionais, respeitando as orientações de segurança e aerodinâmica. Cada lançamento é avaliado pela distância percorrida, e isso define a classificação para os diferentes níveis.
De acordo com o diretor, neste ano os lançamentos práticos foram realizados no Instituto Bodeguita, espaço amplo próximo da unidade. “Estamos muito felizes por representar Itanhaém em um evento tão importante. É a prova de que o incentivo à ciência e à educação dá frutos”, destacou o diretor.
A emoção também tomou conta da equipe pedagógica. Para a assessora pedagógica Juli Elen dos Reis Oliveira, a experiência foi transformadora: “Aqui a Educação não fica presa somente aos livros, e isso acaba gerando um incentivo maior para eles virem para a escola, estimulando a criatividade, a participação e a socialização”, disse a coordenadora.
Ela complementa que toda a equipe gestora ficou extasiada no momento que receberam o convite: “Nunca imaginamos que pudéssemos receber essa oportunidade porque elas ainda estão no 7º ano. Foi uma alegria geral para todo o corpo docente, funcionários, alunos e pais. É motivo de orgulho para todos nós.”
O diretor reforçou que esses resultados confirmam que a escola está no caminho certo: “O sucesso nas Olimpíadas e o convite para a Jornada de Foguetes é mais que motivo de orgulho. Mostra que nossos alunos estão alcançando grandes resultados e isso nos motiva a continuar incentivando cada vez mais na participação de projetos.”
Itanhaém representada na Jornada
As alunas estão em contagem regressiva para a viagem, que será realizada em um hotel fazenda em Barra do Piraí (RJ), com quatro dias de aprendizado e atividades. Além do lançamento de foguetes, a programação inclui palestras, oficinas e experiências sobre astronomia, astronáutica e ciências.
A professora Erika acompanhará as estudantes durante todo o evento.
Para o secretário de Educação, Hugo Di Lallo, a conquista é reflexo do compromisso da rede municipal em oferecer experiências que ampliem o conhecimento dos alunos. “Essa participação é um marco para a nossa educação. Mostra que, com incentivo e dedicação, nossos estudantes podem alcançar grandes feitos e se destacar em nível nacional. É um orgulho para Itanhaém ver essas meninas representando a cidade e inspirando outros alunos a sonhar e se empenhar nos estudos.”
A Jornada de Foguetes é uma oportunidade única para que os alunos aprofundem seus conhecimentos em ciência, tecnologia e astronáutica, fortalecendo o aprendizado e despertando novas vocações.
A Prefeitura de Itanhaém parabeniza as alunas e a EM Eugênia Pitta Rangel pelo excelente desempenho e deseja sucesso na Jornada.