Adolescentes de Itanhaém representarão a cidade no VI Encontro Lúdico Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente

Dois jovens de Itanhaém já têm data marcada para viver uma experiência transformadora. Léo e Willian, que atualmente vivem no abrigo Casa Lar do município, foram escolhidos para representar a cidade no VI Encontro Lúdico Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, que acontece entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro, em São Pedro, no interior paulista.

O evento é organizado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONDECA) e reunirá adolescentes de todas as regiões do Estado de São Paulo em um grande espaço de integração, escuta e protagonismo juvenil. A proposta desta edição é discutir os 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e refletir sobre os desafios atuais, a partir de três eixos centrais: sustentabilidade; educação e saúde mental; e combate ao racismo.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr

O Encontro Lúdico Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente é uma iniciativa do CONDECA que busca estimular a participação de adolescentes em espaços de decisão e cidadania. A metodologia envolve atividades dinâmicas, oficinas e rodas de conversa, de forma que os jovens possam expressar suas ideias e construir propostas coletivas. Além de debater o presente e o futuro das políticas públicas, o encontro também será o espaço para a escolha de representantes que irão compor o Comitê de Participação de Adolescentes no Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA).

Em Itanhaém, Léo e Willian ganharam a oportunidade de viajar para outra cidade e representar Itanhaém em um evento estadual, ganhando voz ativa em um processo que promove cidadania e fortalece a participação social de adolescentes em situação de acolhimento. Uma chance única de conhecer novas pessoas, aprender coisas diferentes e mostrar novas ideias, adquirindo experiência para incentivar outras crianças e adolescentes a acreditarem em um futuro melhor.

Para o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Itanhaém, Guilherme Tondelli de Oliveira, a participação dos adolescentes é um marco. “É um momento em que eles deixam de ser apenas ouvintes para se tornarem protagonistas. A experiência de estar em contato com outros jovens de diferentes realidades fortalece a autoestima, a cidadania e a compreensão de seus próprios direitos. Os dois jovens estão no abrigo Casa Lar, e nós os escolhemos para fazer parte do evento como reconhecimento ao engajamento deles e por ser uma oportunidade de conhecerem outra cidade e outras crianças”.

Com apoio do município e do CMDCA, Léo e Willian representarão não apenas o abrigo em que vivem, mas todas as crianças e adolescentes de Itanhaém. A expectativa é que a vivência no Encontro Lúdico traga inspiração e novas ideias para fortalecer as políticas públicas locais.

Ao abrir espaço para que jovens possam falar sobre seus sonhos, desafios e perspectivas, Itanhaém enfatiza a sua preocupação com a inclusão, a escuta ativa e o direito de cada criança e adolescente a uma vida plena, segura e digna.

Léo e Willian levarão na bagagem não apenas o peso de suas próprias histórias, mas a esperança de toda uma geração.