No último sábado (27), Itanhaém recebeu o olhar curioso da juventude, que percorreu alguns dos principais pontos turísticos da cidade em uma visita técnica guiada. A atividade é parte do Walking Tour, iniciativa do Departamento de Políticas para a Juventude (DPJ), em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr
O percurso foi marcado por descobertas, aprendizado e encantamento. A cada parada, os jovens puderam mergulhar na história e compreender a importância da preservação cultural e turística de nossa cidade. Quem conduziu a jornada foi o professor e guia oficial Ivan Santos, que, com paixão e conhecimento, traduziu o patrimônio itanhaense em memórias vivas.
Os participantes foram os estagiários do Programa Beem (Programa Bolsa Estágio Ensino Médio), que tiveram a oportunidade de vivenciar, na prática, a essência de “turistar por Itanhaém”. Mais que um passeio, foi um momento de capacitação, fortalecendo a formação desses jovens para atuarem como multiplicadores da cultura local.
O diretor do Departamento de Juventude Caíque Alves falou sobre a importância do projeto. “Nosso compromisso é abrir caminhos para que a juventude de Itanhaém se reconheça como parte fundamental da nossa história e do futuro que estamos construindo juntos”, destacou Caíque.
O Walking Tour faz parte de um conjunto de ações que será ampliado para escolas, associações e organizações que atuam com a juventude. Mais que conhecer o território, o programa pretende despertar nos jovens o pertencimento, o orgulho e a responsabilidade pela preservação da Cidade.
Itanhaém é feita de histórias, e desta vez foram os jovens que escreveram mais um capítulo de valorização deste patrimônio.