Itanhaém recebe evento inédito da Defesa Civil do Estado com entrega de kits da Operação SP Sempre Alerta

O verão se aproxima e, pensando nisso, na manhã desta quinta-feira (2), Itanhaém recebeu um encontro histórico para a preparação regional frente ao período de chuvas intensas. Prefeitos, autoridades e representantes da Defesa Civil de diversos municípios se reuniram no Teatro Eva Wilma, onde ocorreu a entrega inédita dos kits da Operação SP Sempre Alerta Chuvas 2025/2026.

Confira as fotos

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr

O evento foi aberto pelo Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, Coronel Henguel Ricardo Pereira, que destacou a importância da capacitação e da integração entre os municípios, especialmente para as cidades que sofrem com alagamentos e deslizamentos durante o período de chuvas.

A iniciativa marca um novo momento de fortalecimento da prevenção e resposta a desastres naturais, com distribuição direta dos materiais aos municípios. No total, nove cidades da região receberam os kits compostos por 40 itens essenciais, entre pluviômetros, lonas, equipamentos de proteção individual e ferramentas de sinalização, que irão garantir mais agilidade e segurança no atendimento às ocorrências.

“Esse é um passo importante para que as cidades estejam ainda mais preparadas para enfrentar situações de emergência.”, disse o Coronel Henguel.

O encontro também contou com a participação de representantes do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), que acompanham os municípios na identificação de áreas de risco e no desenvolvimento de estratégias de prevenção.

Na oportunidade estiveram presentes o prefeito Tiago Cervantes, o vice-prefeito Zé Renato, o presidente da Câmara Municipal Naldo Bodeguita, além dos vereadores Alexandre da Regional, Bill Gomes, Daniel Machado, Leandro Mancha e Lucas Abbasi.

Também participaram o prefeito de Peruíbe Felipe Bernardo, o prefeito de São Vicente Kayo Amado, vereadores de Peruíbe e o vereador Guilherme, de Cubatão. Secretários municipais de Itanhaém e representantes de diferentes áreas da administração também marcaram presença.

Oficinas e palestras oferecidas

O encontro incluiu a Oficina Preparatória para o período de Chuvas de Verão (OPOV) e uma série de palestras e treinamentos voltados ao fortalecimento da atuação das Defesas Civis municipais. Entre os temas abordados estiveram: Uso e manutenção de pluviômetros; Previsão meteorológica; Monitoramento de risco; Gestão de risco; Vistoria de campo em áreas de risco; Impacto das mudanças climáticas; e Psicologia no desastre.

Para a diretora da Defesa Civil do Estado de São Paulo, a major PM Tatiana Rocha, o preparo é a maior defesa contra os efeitos do período chuvoso. “Não podemos impedir a natureza. Nos cabe tão somente nos preparar para reduzir os impactos das chuvas na população.”

Já o Capitão PM Caio Mormillo Veneziani destacou que as capacitações oferecidas vão além do combate às enchentes, abrangendo também os riscos de deslizamentos. “O preparo não é somente para as enchentes, mas também para os deslizamentos, já que temos muitas regiões de morro que precisam de atenção e monitoramento constante.”

As atividades foram conduzidas por técnicos do CEPDEC, IPA e IPT, além de especialistas convidados.

Receber esse encontro de grande porte coloca Itanhaém em posição de destaque na preparação regional para o período de verão. Além de receber autoridades de diferentes municípios, a cidade mostra seu compromisso com a segurança da população e a prevenção de riscos.

O prefeito Tiago Cervantes destacou a importância de a cidade ser escolhida como sede do evento. “É uma honra para Itanhaém receber uma ação dessa relevância. A prevenção salva vidas.”

A entrega dos kits e a realização da oficina mostram a importância da união entre os municípios, Estado e comunidade na construção de uma rede de proteção mais eficiente, capaz de reduzir danos e proteger vidas.

O SP Sempre Alerta foi criado para prevenir e reduzir impactos de desastres causados por chuvas extremas e incêndios e conscientizar a população. Também alerta a população sobre os riscos ligados às mudanças climáticas e classifica com cores para facilitar a compreensão dos cidadãos sobre a gravidade de cada cenário.