A manhã desta terça-feira (7) foi marcada por entusiasmo e expectativa entre os alunos da E.E. Professor Jon Teodoresco, no Jardim Mosteiro. Uma iniciativa do Departamento de Políticas para a Juventude, levou informações para os alunos referente ao Estatuto da Juventude e do Programa ID Jovem, vinculado à Secretaria de Governo Municipal.
Com o objetivo de aproximar as políticas públicas da juventude itanhaense, a equipe do Departamento foi até a escola para falar sobre o cadastramento dos estudantes no programa e explicar os benefícios garantidos pela Identidade Jovem, documento que assegura diversos direitos aos jovens de baixa renda em todo o país. Durante a visita, os alunos puderam tirar dúvidas e ficar por dentro dos seus direitos.
Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr
O ID Jovem (Identidade Jovem) é um programa do Governo Federal voltado para jovens de 15 a 29 anos pertencentes a famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa e inscritas no CadÚnico.
Com o documento digital, os beneficiários têm direito à meia-entrada em eventos culturais, esportivos e artísticos, isenção no pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos e descontos em passagens interestaduais ou gratuidade, em alguns casos.
Segundo Caíque Alves, diretor do Departamento de Políticas para a Juventude, cada ônibus disponibiliza por lei 4 vagas para os jovens cadastrados no ID Jovem, sendo duas com 100% de gratuidade e duas com 50%.
A Prefeitura de Itanhaém, por meio do Departamento de Políticas para a Juventude, segue trabalhando para levar informação aos jovens da rede pública, incentivando cada um a conhecer o Estatuto da Juventude e colocar em prática todos os seus direitos.
Caíque Alves, destacou a importância da iniciativa. “Nosso objetivo é garantir que cada jovem de Itanhaém conheça e usufrua dos direitos que já são garantidos por lei. O ID Jovem é uma ferramenta de inclusão e cidadania, que amplia o acesso à cultura, à educação e à mobilidade, e estamos levando essa oportunidade diretamente às escolas”, afirmou Caíque.
A aluna do 3° ano da Unidade, Ana Clara Ribeiro, ficou feliz por conhecer os seus direitos e motivada a realizar o cadastramento. “É uma informação muito útil porque muitas vezes nós jovens queremos viajar e conhecer outras culturas, mas não temos condições. É uma oportunidade que deve ser aproveitada porque traz mais cultura e lazer para todos nós.”
As próximas ações do programa devem acontecer em outras unidades de ensino da cidade, ampliando o alcance da iniciativa e garantindo que mais jovens tenham acesso às políticas públicas voltadas para a juventude.