Com o tema “Cultura Oceânica”, projeto desenvolvido nas escolas municipais é reconhecido em evento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Entre tantos municípios do Brasil, Itanhaém foi um dos destaques em Brasília durante a 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O evento, realizado entre terça e domingo, é considerado o maior movimento de popularização da ciência no país, reunindo instituições de ensino, pesquisa, universidades e projetos inovadores que integram ciência, educação e sustentabilidade.
Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr
Neste ano, o tema “Cultura Oceânica” guiou as discussões, destacando a importância de compreender o papel do oceano na vida das pessoas e incentivar ações de preservação marinha.
Representando o município, a assessora de Educação Ambiental da Secretaria de Educação, Carol Peres, participou entre quinta e sábado, a convite do programa Maré de Ciência, da Unifesp, levando para o cenário nacional os projetos desenvolvidos nas escolas da rede municipal sobre o tema, participando de podcast e rodas de conversa.
Durante a semana, Carol apresentou os trabalhos realizados pelos estudantes da Educação Infantil, Anos Iniciais e Anos Finais, que abordam a biodiversidade marinha, os impactos ambientais e as pesquisas científicas realizadas pelos alunos com o apoio dos professores. “Foi uma oportunidade de mostrar que Itanhaém está à frente quando o assunto é educação ambiental e consciência oceânica. Voltamos com o reconhecimento do nosso trabalho e com novas parcerias que vão fortalecer ainda mais nossas ações”, destacou Carol Peres.
A Semana Nacional reuniu institutos federais, universidades e centros de pesquisa de diversas regiões do país, promovendo trocas de experiências e parcerias voltadas ao fortalecimento da educação científica.
Entre os temas debatidos, ganhou destaque o Currículo Azul, que busca integrar a temática dos oceanos e dos ecossistemas aquáticos à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ampliando o compromisso das escolas com a sustentabilidade e a cidadania global.
“Colocamos o nosso trabalho em nível nacional. Esse contato direto com o Ministério e com outras instituições vai trazer bons frutos para Itanhaém”, afirmou Carol.
Com esse reconhecimento em Brasília, Itanhaém mostrou o seu compromisso com uma educação transformadora, que une ciência, sustentabilidade e amor pelo mar, valores que refletem a essência e o orgulho da Cidade.
A Secretaria de Educação de Itanhaém tem trabalhado assiduamente para formar cidadãos conscientes e comprometidos com o futuro do planeta.