O Auditório da Universidade Santa Cecília ficou pequeno na manhã desta quinta-feira (6) diante do trabalho de quem transforma vidas por meio da leitura. Durante o Encontro Anual do Programa Nacional de Incentivo à Leitura da Unisanta (Proler-BS), Itanhaém conquistou três primeiros lugares e um terceiro lugar no Troféu Proler 2025, competindo com os nove municípios da Baixada Santista.
Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr
As premiadas apresentaram projetos que valorizam o território, fortalecem vínculos comunitários e ampliam o acesso ao livro e à literatura por meio de práticas inovadoras, inclusivas e transformadoras.
As professoras Fabíula Berti, Áurea Silvano, Ângela Rizzetto e o Grupo de Contação de Histórias Griô, representado pela professora Cissa, elevaram o nome do município ao apresentar iniciativas que formam leitores críticos, sensíveis e participativos.
Premiações de Itanhaém no Proler 2025
▪︎ 1º lugar – Incentivo à Leitura: Professora Fabíula Berti
▪︎ 1º lugar – Leitura e Inclusão: Professora Áurea Silvano
▪︎ 1º lugar – Incentivo à Escrita Criativa: Professora Ângela Rizzetto
▪︎ 3º lugar – Leitura e Comunidade: Grupo de Contação de Histórias Griô
A programação do evento começou cedo, com a leitura de um poema de Cecília Meireles e uma apresentação de dança em cadeira de rodas. Ao longo do dia, escritores, professores e pesquisadores participaram de rodas de conversa, painéis sobre práticas restaurativas e mediação de conflitos, além de homenagens a autores da Baixada Santista.
Entre os destaques, a mesa “Como as escolas podem potencializar o PNLD nas práticas de leitura”, com as escritoras Vanessa Ratton e Lúcia Teixeira e participação de Paulo Mauá, retratou o papel decisivo da escola como espaço de leitura, criação e humanização.
Mas o momento mais aguardado foi a entrega dos troféus, um reconhecimento que valoriza projetos que transformam a trajetória de crianças e jovens por meio da literatura.
OS PROJETOS VENCEDORES
1º lugar – Incentivo à Leitura
Professora Fabíula Berti
A professora Fabíula Berti apresentou o “Leiturômetro”, projeto que movimenta o cotidiano das turmas dos anos iniciais. A cada semana, os alunos escolhem um livro para levar para casa e retornam com uma indicação literária, fazendo a “temperatura” do Leiturômetro subir. “O Troféu Proler tem uma importância muito grande em minha trajetória profissional, principalmente porque a leitura é uma prática diária e constante em minhas aulas. Todo dia tem leitura! Representar Itanhaém no Proler é motivo de alegria e emoção.”
1º lugar – Incentivo à Escrita Criativa
Professora Ângela Rizzetto
Efetiva desde 2008 na Rede Municipal, a professora Ângela Rizzetto atua na Escola Noêmia Salles Padovan, no Guapiranga, onde desenvolve práticas que integram leitura, território e produção escrita.
O projeto inscrito no Proler nasceu do desejo de valorizar o bairro, a escola e a Cidade em uma proposta que envolveu diretamente os alunos do 9º ano A. “Em minhas práticas diárias utilizo a leitura como base para desenvolver o pensamento crítico e, principalmente, a escrita. O convite para participar do concurso Proler na categoria Incentivo à Escrita Criativa foi aceito com muita alegria por mim e pelos alunos. O principal objetivo foi promover a valorização do nosso território, da nossa escola e da nossa Cidade. Estamos muito felizes com o 1º lugar.”
1º lugar – Leitura e Inclusão
Professora Áurea Silvano
O projeto apresentado pela professora Áurea Silvano destacou caminhos acessíveis, sensíveis e afetivos para garantir que cada estudante participe do universo da leitura, respeitando suas habilidades, culturas e modos de aprender. “Participar do PROLER 2025 foi uma experiência marcante. Ver nossa escola ser premiada na categoria Leitura e Inclusão me deixou muito feliz. Durante o projeto, os alunos descobriram novas formas de enxergar o território onde vivem e de valorizar as culturas que o compõem, especialmente os povos indígenas. Foi emocionante perceber como cada leitura despertava curiosidade, respeito e pertencimento. Essa conquista mostra que a leitura pode unir, incluir e transformar.”
3º lugar – Leitura e Comunidade
Grupo de Contação de Histórias Griô, com professora Cissa
Com apenas dois anos de existência, o Grupo Griô já alcançou mais de 1.500 estudantes com suas apresentações, resgatando narrativas da cultura popular e fortalecendo vínculos comunitários. “O Grupo Griô está apenas há dois anos em atividade; considero que ainda estamos dando nossos primeiros passos. Ser finalista do Proler foi o indicador de que estamos no caminho certo”, destaca Cissa, uma das integrantes do grupo.
SOBRE O PROLER-BS – Criado em 1994 e coordenado pela Universidade Santa Cecília (Unisanta), o Proler-BS é um dos maiores movimentos de promoção da leitura do Brasil. Com oficinas, palestras, concursos e projetos itinerantes, forma mediadores, bibliotecários e educadores que multiplicam o acesso à literatura em toda a região.
Para o secretário de Educação, Hugo Di Lallo, as conquistas no Proler 2025 mostram que a Educação de Itanhaém tem investido em práticas que inspiram, acolhem e transformam vidas. “As professoras retornam ao município trazendo não apenas troféus e certificados, mas o orgulho de representar uma rede que acredita na leitura como ferramenta de autonomia, imaginação, inclusão e transformação social”, destacou.