Jovens concluem estágio do Programa BEEM e recebem certificados

A manhã desta quinta-feira (27) foi especial na vida de dezenas de estudantes de Itanhaém. Depois de seis meses de experiência dentro das secretarias municipais, os jovens bolsistas do Programa Bolsa Estágio SP BEEM participaram da Cerimônia de Certificação dos Bolsistas, realizada pela Prefeitura de Itanhaém, na Secretaria de Turismo.

Confira as fotos

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr

Além de reconhecer o empenho dos alunos, o encontro teve como objetivo comemorar o encerramento de um ciclo que uniu educação, oportunidade e valorização da juventude, fortalecendo a parceria entre o Governo do Estado de São Paulo, o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e o Município.

Quando o termo de adesão ao programa foi assinado em maio, a expectativa era grande. O Município foi contemplado com 100 vagas, que seriam destinadas a estudantes do Ensino Médio Técnico de sete escolas da cidade. A missão então foi dada, proporcionar experiência profissional, incentivar a permanência escolar e aproximar os jovens do poder público.

Seis meses depois, as histórias de perseverança mostram o impacto da iniciativa. Entre atendimentos ao público, apoio administrativo, atividades culturais, ações esportivas e rotinas educacionais, cada estagiário deixou sua marca nos setores onde atuou e levou consigo, conhecimento.

“Esses estudantes tiveram a oportunidade de desenvolver suas competências em um ambiente real de trabalho. Isso faz toda a diferença para a inserção futura no mercado”, destacou o Diretor do Departamento de Políticas para a Juventude, Caique Alves.

Ao longo do estágio, a carga horária de quatro horas diárias permitiu que os alunos se equilibrassem entre estudos e prática profissional. A seleção, conduzida pelo Departamento de Políticas para a Juventude, envolveu análise de currículos e observação criteriosa do perfil de cada estudante, para garantir o melhor aproveitamento de suas habilidades. “Mais do que um auxílio financeiro, o BEEM oferece oportunidade. Esses jovens aprenderam, cresceram e descobriram novas possibilidades dentro do serviço público”, afirmou Caique.

Segundo ele, o programa representou um avanço nas políticas públicas para juventude, provando que é uma prioridade da prefeitura buscar estratégias que beneficiem os jovens.

Durante a cerimônia, muitos jovens compartilharam seus relatos de aprendizado e agradecimento. Houve quem descobrisse vocação pela educação ao auxiliar professores, quem se encantasse com a eficiência dos bastidores da gestão pública e quem enxergasse, pela primeira vez, a possibilidade concreta de seguir carreira em áreas como cultura, tecnologia, turismo e administração.

Para os coordenadores dos setores, o sentimento também foi de gratidão. “Eles chegaram tímidos, mas ao longo dos meses se tornaram parte da equipe, dando o melhor, com sede de aprender”, disse um servidor efetivo.