Secretarias
..
 A Cidade
..
 Órgãos e Entidades
..
 Legislativo
..
 Serviços
xxxAtualizado dia 24/01 às 17:30 horas Página Inicial..SAC - Fale Conosco


NOTÍCIAS
 

Caciques de todo Estado elegem por unanimidade representante indígena

Durante encontro em Itanhaém, o cacique da aldeia Renascer, Toninho Awá, foi escolhido para assumir a administração da regional da Funai, em Bauru

Os índios do Estado de São Paulo elegeram um novo representante para assumir a administração da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), na regional de Bauru. A decisão foi tomada após um encontro com 24 caciques, na aldeia Piaçaguera, localizada no bairro Santa Cruz, em Itanhaém.

O órgão, que representa 3.500 índios do Estado, das etnias Tupi-Guarani, Guarani, Terena, Kaigang e Krenaq, atualmente é administrado por Amauri Vieira e corresponde a todas as comunidades da região do Vale do Ribeira, Centro-Oeste e Litoral Sul Paulista, e a Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro.

"Deus ilumine meu caminho e do meu povo", foi com esta frase, em tupi-guarani, que o cacique, da aldeia Renascer, de Ubatuba, Antonio da Silva Awá, mais conhecido como Toninho Awá, agradeceu a confiança e pediu proteção durante o tempo em que estiver à frente da entidade.

Como prioridades, o cacique, além de ouvir os problemas das aldeias da Região, focará seu trabalho na demarcação de terrenos indígenas. "Se temos a área definida, estamos em paz", destacou Awá.

Ele ressaltou, ainda, que quer desenvolver uma parceria com todo os líderes, pois suas decisões serão tomadas para atender os índios, sem exceção. "Sempre lutei pelo meu povo. Estou assumindo com muita responsabilidade e vou lutar pelos direitos da minha comunidade".

No encontro, estiveram presentes o vereador de Avaí, Paulo Roberto Sebastião, atualmente o único índio do Estado no Poder Legislativo, o cacique tereguá, Pajé Darã, e o vice-cacique terena, Caciano Sebastião, ambos da aldeia de Arariba, em Avaí. Estiveram, também, o cacique tupi-guarani, Valter Takã, da aldeia Nhande-Pawuá, e o cacique tupi-guarani, Elizeu da Silva, da aldeia Piaçaguera, de Itanhaém, além do vice-cacique, André Silva Rosário, da aldeia Djeicotý, de Miracatu.

É a primeira vez que representantes da região do Litoral Sul participam de uma decisão para eleger um representante Estadual. Na opinião da vice-diretora da Escola Estadual Indígena da Aldeia Piaçaguera, Catarina Delfina dos Santos, o ato é uma demonstração de que o povo indígena possui o mesmo potencial que qualquer outra pessoa. "Somos inteligentes como todos. Este dia entrará para a história da comunidade indígena".

Segundo o cacique Darã, a documentação com a indicação do cacique Awã para o comando da Regional da FUNAI, em Bauru, será encaminhada para o presidente da Fundação, em Brasília, Mércio Gomes Pereira. "O cacique Awá foi eleito por caciques. Esta é a comprovação do que podemos pelos nossos direitos".
 
Por Secretaria de Comunicação Social
 

Governo Municipal de Itanhaém - Fazendo mais por você!
x
Agenda