Página Inicial  
 
Fale Conosco   Instagram Twitter Facebook Flickr You Tube RSS Feed   Holerite Consultar Informe de Rendimentos Consulta Empréstimo Consignado Webmail
 
   
Quinta-feira, 28 de julho de 2011

MÍDIA – A matéria mostra o trabalho realizado pelo biólogo Antonio Fernando Monteiro Camargo na chamada “Amazônia Paulista”

Rio Itanhaém é destaque na Revista UNESP Ciência

Por Secretaria de Governo / Departamento de Comunicação Social

comunicacao@itanhaem.sp.gov.br
Imprimir   Imprimir
 
A matéria mostra o trabalho realizado pelo biólogo Antonio Fernando Monteiro Camargo na chamada “Amazônia Paulista”  

A Revista UNESP Ciência, produzida pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, destacou na edição deste mês de junho grande reportagem sobre o Rio Itanhaém. A matéria, da jornalista Luciana Christante, “Pelas águas da ‘Amazônia paulista’” comparou-o com o Rio Amazonas, um dos maiores do mundo, que possuem características de biodiversidade semelhantes.

A matéria mostra o trabalho do biólogo Antonio Fernando Monteiro Camargo, pesquisador do departamento de Ecologia do Instituto de Biociências da Unesp em Rio Claro. Ele estuda o papel das plantas aquáticas na preservação dos mananciais e é especialista em Limnologia, a ciência que estuda os sistemas aquáticos continentais, como rios, lagos e estuários.

A cada três meses, Camargo e equipe da Unesp passam alguns dias na região coletando material em 22 pontos da bacia hidrográfica do Rio Itanhaém, que ele visita regularmente há 20 anos. O objetivo da expedição é registrar as condições da água corrente, como temperatura e turbidez, e coletar amostras do líquido para futuras análises em laboratório, para conhecer os teores de oxigênio, nutrientes e sais.

Outra matéria sobre a expedição no Rio Itanhaém está no Blog da Unesp Ciência (http://www2.unesp.br/revista/?p=3260), também da jornalista Luciana Christante. A repórter expôs as suas impressões sobre o local que conheceu pela primeira vez. “Sossego pleno. E um rio que visivelmente esbanjava vitalidade. Um rio Negro em miniatura. ‘Caramba, onde é que eu estou? Isso não pode ser tão perto de São Paulo’, eu pensava (...)”.

A reportagem “Pelas águas da ‘Amazônia paulista’” pode ser lida, no formato PDF, no link: http://www.unesp.br/revista/21/estudo-de-campo.

   
 
   
  Boletim Oficial
Boletim Oficial do Município
Baixar Wallpaper
Newsletter
 
 
Município     Educação     Serviços     Turismo     Concursos e Editais     Portais
Prefeitura Municipal de Itanhaém
Instagram Twitter   Facebook Flickr You Tube RSS Feed  
Avenida Washington Luiz, 75 - Centro - CEP 11740-000
Telefone: (13) 3421-1600
E-mail: comunicacao@itanhaem.sp.gov.br
Desenvolvido pela Secretaria de Comunicação Social