Página Inicial  
 
Fale Conosco   Instagram Twitter Facebook Flickr You Tube RSS Feed   Holerite Consultar Informe de Rendimentos Consulta Empréstimo Consignado Webmail
 
   
Terça-feira, 20 de setembro de 2011

MEIO AMBIENTE – Itanhaém tem cerca de 300 km² de Mata Atlântica e uma bacia hidrográfica de 912 Km de rios, além de uma grande diversidade de fauna e flora

Amazônia Paulista: um tesouro a ser descoberto
Por Secretaria de Governo / Departamento de Comunicação Social
comunicacao@itanhaem.sp.gov.br
 
Itanhaém tem cerca de 300 km² de Mata Atlântica e uma bacia hidrográfica
de 912 Km de rios, além de uma grande diversidade de fauna e flora
 

Além de ser um destino de sol e praia e um importante roteiro histórico brasileiro, Itanhaém também é uma Cidade com uma grande biodiversidade natural. O título de “Amazônia Paulista” não é à toa: são cerca de 300 km² de mata Atlântica e uma bacia hidrográfica de cerca de 912 km de rios, além de toda a diversidade de fauna e flora presente nestas reservas naturais.

A comparação entre os biomas do norte do País com o da Mata Atlântica se justifica principalmente pelas semelhanças do Rio Itanhaém com o maior rio do mundo, o Amazonas. O fenômeno ocorrido no Rio Negro e no Rio Solimões, na Amazônia, é similar com outro encontro no Litoral Sul Paulista: o das águas do Rio Branco com as do Rio Preto.

O Rio Branco surge na Serra do Mar, na capital paulista, e possui águas mais cristalinas. Já o Rio Preto tem características de águas mais escuras, tendo sua nascente em Peruíbe. Os dois rios caminham até desaguarem no Rio Itanhaém, resultando em um belo espetáculo natural.

Confira as fotos

O rio que leva o nome da Cidade é o principal ponto deságue, recebendo as águas de muitos rios que cortam o Município. Em toda esta grande reserva natural, há uma grande biodiversidade preservada ao longo da Mata Atlântica.

A vegetação predominante no Rio Itanhaém é o manguezal, predominando restinga no Rio Branco e no Rio Preto. Por toda esta vegetação, há uma grande variedade de espécies de animais silvestres. Entre os peixes encontradas, prevalece as espécies de águas salobras (com salinidade intermediárias entre doce e salgada), como o Robalo, Tainha, Parati e Bagre.

As belezas desta grande biodiversidade podem ser desfrutadas em opções de pesca e trilhas, oferecidas nas muitas chácaras, comunidades ribeirinhas e fazendas da região. A Ilha do Mauricinho e o Country Club são dois pontos muito frequentados, principalmente durante a temporada de verão. Nestes locais, além da infraestrutura de lazer, há outras opções de entretenimento, como os passeios de caiaque.

Segundo o funcionário do Departamento Municipal de Meio Ambiente, Ângelo Dalbão Cachoni, que realiza constantes viagens pelo Rio Itanhaém, em toda esta região residem muitas comunidades ribeirinhas. “São pessoas que preservam a cultura caiçara, há muitas chácaras e fazendas. Ainda há muitos munícipes que vivem a agricultura de subsistência, onde plantam, colhem e pescam para suprir suas necessidades”.

De acordo com Ângelo, toda esta biodiversidade é bastante preservada. Porém, é importante o munícipe ter consciência de não jogar lixo nas valas, rios e vias públicas da Cidade. “O sistema de Itanhaém é quase todo feito por valas, portanto, quando a população joga lixo nas ruas e nas valas, vai parar tudo no Rio Itanhaém, que é principal ponto de deságüe do Município”.

MATAS CILIARES – Preocupada com a preservação ambiental, a Prefeitura de Itanhaém, por meio da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, está trabalhando no Programa Municipal de Preservação, Monitoramento e Controle da Vegetação Ciliar – matas que tem importante papel na proteção dos rios da Cidade.

O objetivo é identificar e mapear a vegetação ciliar de rios e, ao final do trabalho, elaborar um plano de ação para a futura recuperação das áreas degradadas. Esse trabalho é feito por equipe de agentes ambientais e técnicos da Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente.

A faixa que será mapeada seguirá o Código Florestal Brasileiro, variando de acordo com largura do curso d’água. Quanto maior a largura do rio, maior a área de preservação.

LIXO ZERO – Outro importante trabalho ambiental na Cidade é o Projeto Rio Itanhaém Lixo Zero, também da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente. Surgidos em 2005, os trabalhos são realizados por agentes ambientais e consistem na limpeza de pontos específicos da bacia hidrográfica do Rio Itanhaém, com a coleta de detritos que ficam suspensos nas águas, retidos em áreas de mangue, margens dos rios e locais com grande freqüência de usuários e pescadores.

No período da primeira etapa do programa, de julho de 2005 a março de 2007, foram recolhidas quase 12 toneladas de lixo, e as ações de educação ambiental envolveram mais de 3.500 atendimentos, desenvolvidos com a população e escolas. Na segunda etapa, que começou em 2008, o projeto está mais focado em alunos da rede municipal de ensino. De acordo com a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, de julho de 2008 a abril de 2011, foram coletados 8.354 kg de lixo por 145,3 m³.

PASSEIO DE BARCO – Para quem quer conhecer um pouco destas belezas naturais e a sua biodiversidade, uma ótima opção de turismo é o passeio de barco pelo Rio Itanhaém. O ponto de embarque é na Alameda Emídio de Souza, ao lado da ponte, próximo ao Itanhaém Iate Clube, saindo diariamente duas embarcações.

No roteiro, os turistas desde o início do Rio Itanhaém até o encontro dos rios Preto e Branco, passando pela Ilha do Rio Acima, tendo como ponto final o Country Club, no Bairro Jardim Coronel. No local, há quiosques que servem diversos tipos de bebida e grande variedade de pratos locais. Os turistas também podem curtir passeios de caiaque e desfrutar de uma bela paisagem natural de Mata Atlântica.

Para agendar um passeio pelo Rio Itanhaém, basta ligar para o telefone (13) 9121 1460 – Falar com Renata Freijo Rodriguez. Mais informações pelo site do Turismo Rio Branco, no endereço www.passeioturisticodebarco.com.br.

   
 
 
   
   
 
 
   
  Boletim Oficial
Boletim Oficial do Município
Baixar Wallpaper
Newsletter
 
 
Município     Educação     Serviços     Turismo     Concursos e Editais     Portais
Prefeitura Municipal de Itanhaém
Instagram Twitter   Facebook Flickr You Tube RSS Feed  
Avenida Washington Luiz, 75 - Centro - CEP 11740-000
Telefone: (13) 3421-1600
E-mail: comunicacao@itanhaem.sp.gov.br
Desenvolvido pela Secretaria de Comunicação Social