Página Inicial

Fale Conosco   Instagram Twitter Facebook Flickr You Tube RSS Feed   Holerite Consultar Informe de Rendimentos Consulta Empréstimo Consignado Webmail

Sexta-feira, 26 de outubro de 2012

PRAZER EM LER – A biblioteca deixa de ser apenas um espaço de leitura para se tornar palco de atividades direcionadas para toda a família

No Dia Nacional do Livro, os leitores falam da importância da data
Por Secretaria de Governo / Departamento de Comunicação Social

A biblioteca disponibiliza aos usuários empréstimo de livros, pesquisa e estudo. Em média, 350 pessoas comparecem diariamente ao espaço

A leitura nos permite viajar a cenários desconhecidos sem sequer sair do lugar. E no Dia Nacional do Livro, comemorado neste dia 29 de outubro, a Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim, considerada referência em projetos de incentivo à leitura, é o ambiente adequado para os amantes da Literatura dos mais variados estilos frequentarem.

Confira as fotos

A biblioteca reúne no espaço alunos das escolas municipais, que já se revelam jovens leitores. Pessoas de todas as idades frequentam o local para tornar o tempo livre agradável, com muita diversão e brincadeira. “Gosto de ler livro de dinossauros e também de matemática”, conta Fernando Aparecido Oliveira, 8 anos, da E.M Maria Graciette Dias.

A biblioteca deixa de ser apenas um espaço de leitura para se tornar palco de atividades direcionadas para toda a família como o Programa Viagem Literária, Oficinas Culturais, Telecentro, exposições, entre outras.

São disponibilizados aos usuários empréstimo de livros, pesquisa e estudo. Em média, 350 pessoas comparecem diariamente ao espaço. De janeiro a outubro, a biblioteca registrou a passagem de mais de 12 mil pessoas, entre crianças e adultos.

Alunos de escolas públicas e particulares gostam de prestigiar o ambiente. Graziela da Silva Santos, é mãe da aluna Giovanna Santos, 8 anos, confessa que ver a filha se interessar pelos livros ainda pequena é emocionante. “Ela gosta muito desse contato com o livro. É muito importante para o futuro que ela se interesse por leitura desde cedo”, salienta.

Para facilitar a procura pelas obras, a biblioteca está catalogando os livros existentes em seu acervo com o objetivo de modernizar o atendimento à população. O processo de automação, implantado no primeiro semestre, proporcionará um catálogo eletrônico de aproximadamente 50 mil volumes, com ferramentas de pesquisa, controle de consulta, reserva e devolução.

Com o Biblivre versão 3.06, software atestado pela Fundação Biblioteca Nacional, as fichas de papeis serão eliminadas, dando lugar somente ao cadastro eletrônico. De casa, o leitor já pode acessar o sistema e saber quais os livros de propriedade da biblioteca.

O acervo é composto por livros de literatura nacional, estrangeira, infantil, técnicos, auto-ajuda, revistas, enciclopédias, dicionários, braille e audiobooks. Os frequentadores se deparam com obras de escritores renomados como Machado de Assis, Jorge Amado, Euclides da Cunha, Érico Veríssimo, José de Alencar, João Guimarães Rosa, João Cabral de Mello Neto, Victor Hugo, Dante Alighieri, Luis de Camões entre outros.

HISTÓRIA – Em 29 de outubro de 1810, a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para o Brasil, quando então foi fundada a Biblioteca Nacional e esta data escolhida para o Dia Nacional do Livro.

Boletim Oficial
Boletim Oficial do Município
Baixar Wallpaper
Newsletter