Página Inicial

Fale Conosco   Instagram Twitter Facebook Flickr You Tube RSS Feed   Holerite Consultar Informe de Rendimentos Consulta Empréstimo Consignado Webmail

Segunda-feira, 08 de outubro de 2012

INÉDITO – Oito agricultores irão participar do livro, com cinco receitas cada um

Itanhaém fará livro de receitas feitas por agricultores do Município
Por Secretaria de Governo / Departamento de Comunicação Social

O objetivo é valorizar os agricultores da nossa Cidade, mostrar o que eles plantam e o que fazem com a produção deles

Bolo feito com o coquinho da palmeira, vinagrete de palmito, bolo de mandioca, torta de bananas e de palmito com camarão. Estes são alguns dos pratos que estarão presentes no livro de receitas dos agricultores de Itanhaém, litoral sul de São Paulo.

Confira as fotos

A ideia, inédita na Cidade, está sendo organizada pela Prefeitura e tem como objetivo mostrar o outro lado de Itanhaém, de que a Cidade não tem só os 26 km de praias, mas também uma agricultura forte, de onde muitos tiram o sustento de suas famílias.

De acordo com a gestora do Banco de Alimentos do Município, Luciana Melo, a ideia inicial é promover a divulgação da Feira da Agricultura Familiar, uma parceria entre a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, do Governo Federal.

“As receitas são únicas. O objetivo é valorizar os agricultores da nossa Cidade; mostrar o que eles plantam e o que fazem com a produção deles. São receitas diferentes”, explica Luciana. Segundo a gestora, o lançamento do livro será feito na Feira do Agricultor, que é onde todos se reúnem semanalmente.

Aproximadamente oito agricultores participarão do livro, com cinco receitas cada um. Para Kátia Unten Sasahara, uma das agricultoras, responsável pela receita de bolo do coquinho do palmito pupunha e também do vinagrete de palmito, esta ideia valoriza ainda mais os agricultores.

Ela e o marido moraram anos no Japão e depois que voltaram ao Brasil resolveram investir na agricultura, que já era uma tradição de seus pais. O vinagrete de palmito é sua especialidade. “As pessoas costumam comer vinagrete com o pastel e não pastel com vinagrete”, conta em meio a risadas.

Quanto ao bolo de coquinho da palmeira, ela explica que a receita surgiu depois de muitas tentativas. “O coquinho é consumido salgado no Norte do País, e aqui tentei inovar fazendo um bolo com ele. É o que eu mais vendo na feira também”.

FEIRA DO AGRICULTOR – O projeto Feira da Agricultura Familiar tem como objetivo fortalecer a comercialização dos produtos oriundos da agricultura familiar, melhorando a geração de renda e garantindo o acesso da população a produtos de melhor qualidade, direto do campo para a mesa do consumidor.

A feira funciona todos os sábados, das 8 às 16 horas, no estacionamento do Paço Municipal, localizado na Avenida Washington Luiz, 75, no Centro. O espaço vende frutas, verduras e legumes com ênfase na agricultura orgânica. Também estão disponíveis derivados artesanais como bolos, pães, sucos, além de pescados.

Boletim Oficial
Boletim Oficial do Município
Baixar Wallpaper
Newsletter