Página Inicial

Fale Conosco   Instagram Twitter Facebook Flickr You Tube RSS Feed   Holerite Consultar Informe de Rendimentos Consulta Empréstimo Consignado Webmail

Segunda-feira, 08 de outubro de 2012

INCENTIVO – Com o recurso obtido via Governo Federal, o Município poderá implantar projetos para expandir e incrementar a atividade agrícola na zona rural

Itanhaém foi a primeira colocada na seleção de projeto de agricultura urbana no País
Por Secretaria de Governo / Departamento de Comunicação Social

A seleção do Governo Federal considerou critérios como a realidade socioterritorial, a capacidade de integração e gestão das políticas e a qualificação da proposta

O Município de Itanhaém foi o primeiro colocado entre os Projetos de Agricultura Urbana e Periurbana selecionados para receber recursos do Governo Federal. O Ministério do Desenvolvimento Social e de Combate a Fome (MDS) está investindo R$ 11,1 milhões nesse programa, dos quais R$ 2,6 milhões serão direcionados para Itanhaém.

Confira as fotos da Agricultura

A seleção considerou critérios como a realidade socioterritorial, a capacidade de integração e gestão das políticas e a qualificação da proposta. O município de Itanhaém foi o primeiro colocado na seleção técnica, com projeto de R$ 2,6 milhões  para implantar hortas, estufas hidropônicas, pomar, viveiro de palmito e codornários (para criação de codornas) junto a polos de escoamento da produção.

O MDS recebeu 107 inscrições e habilitou 42. A maior parte dos aceitos é do Nordeste (17). No Sul, dez projetos foram aprovados, oito do Sudeste, quatro no Centro-Oeste e três no Norte. Através desse programa, populações em vulnerabilidade social de 42 municípios brasileiros vão poder cultivar hortas comunitárias, beneficiar produtos e até comercializá-los com o apoio do MDS.

Os projetos estimulam a produção orgânica em áreas ociosas de grandes cidades, com o plantio de hortaliças, ervas medicinais e aromáticas, plantas ornamentais, criação de pequenos animais e instalação de miniagroindústrias. A produção se destina ao autoconsumo das famílias, mas pode também abastecer Cozinhas Comunitárias e Restaurantes Populares. O excedente poderá ser comercializado em feiras populares.

Outro destaque da seleção foi o projeto de implantação, no sistema prisional acriano, de atividades hortifrúti, que deverá beneficiar diretamente 300 pessoas, com recursos de R$ 300 mil. A proposta foi encaminhada pelo Governo do Acre.

A implantação dos projetos será feita no sistema de cofinanciamento, ou seja, todos os proponentes devem dar uma contrapartida financeira, cujo percentual varia conforme o número de habitantes, no caso dos municípios, ou localização territorial, de acordo com o Estado.

Boletim Oficial
Boletim Oficial do Município
Baixar Wallpaper
Newsletter